quinta-feira, 7 de agosto de 2008

JUSTIÇA NEGA O REGISTRO DO CANDIDATO DO PT

A disputa eleitoral pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do Interior do Estado, segue conturbada. O fato novo naquele município é a impugnação do registro de candidatura de mais um pretendente à Prefeitura do município. Depois de sentenças contra Manoel Salviano (PSDB) e Carlos Cruz (PP), ontem foi a vez do petista, Manuel Santana ter seu pedido de candidatura indeferido pela juíza Ana Raquel Colares, responsável pela 119ª Zona eleitoral, localizada em Juazeiro do Norte. Manoel Salviano e Carlos Cruz já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, e Manoel Santana deve fazer o mesmo, nos próximos dias.

Diferente dos seus adversários, que tiveram o pedido de impugnação feitos por terceiros, o petista foi vetado pelo fato de a juíza ter constatado uma irregularidade na ata da convenção que oficializou a coligação ´Vitória do Povo´ (PT-PSC-PHS-PSB-PRP-PC do B). Segundo a sentença da magistrada, a ata da convenção traz apenas PT-PHS-PC do B na relação de partidos coligados majoritariamente, sem o partido do candidato a vice-prefeito.

Contra o nome do cabeça de chapa Manoel Raimundo de Santana Neto, segundo disse a juíza, na sua decisão, não ´restou detectada qualquer pendência em relação a ele´. O alvo da impugnação, no entanto, foi o nome de José Roberto Barreto Celestino, posto como candidato a vice-prefeito, que integra os quadros do PSB.

Coligação

Como versa a decisão da magistrada: ´opina pelo indeferimento do registo eis que o partido ao qual pertence o referido candidato foi excluído da coligação por força de sentença proferida nos altos do DRAP da eleição proporcional´, referindo-se a outra decisão contra a coligação em nível proporcional.

Mesmo julgando regular o pedido do candidato a prefeito, a juíza impugnou a chapa majoritária Vitória do Povo pelo fato de o partido do candidato a vice, no caso o PSB, não estar, oficialmente coligado majoritariamente com o PT, conforme análise da ata de convenção da coligação. ´Enseja, via de conseqüência, o indeferimento do registro da chapa majoritária´ composta pela dupla.

De acordo com o artigo 48 da resolução do TSE 22.717/2008, que dispõe sobre a escolha e registro dos candidatos para esta eleição e na qual a magistrada baseou-se para tomar a decisão, poderá ´o partido político ou a coligação, por sua conta e risco, recorrer da decisão, ou desde logo, indicar substituto do candidato que não for considerado apto´.

Com a decisão de ontem, três candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte vão ter que aguardar a decisão do TRE para saber se realmente são ou não candidatos.
DEIXANDO O PSDB
Prefeito quer participar da campanha

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PSDB), informou, ontem, que está apenas aguardando a posição do Tribunal Regional Eleitoral sobre seu pedido de desfiliação do PSDB para começar a participar ´ostensivamente´ da campanha do candidato petista à sua sucessão, Manoel Santana. Macêdo disse que já participa da campanha de Santana, mas apenas nos bastidores. Ele espera que até a próxima semana a decisão do Tribunal possa sair para que ele se engaje de vez na eleição. Apesar de negar que esteja chateado com o PSDB, ele admitiu ter sido traído no ato convencional em que outro tucano, Manoel Salviano, ganhou a indicação do partido para concorrer ao cargo.

´Por motivo de convenção eu não teria outra alternativa, se não procurar um nome que representasse o sentimento da população de Juazeiro do Norte, que é de adoção de um novo modelo administrativo. A proposta parecida com a minha era do PT e por isso passei a apoiá-lo´, disse o prefeito, ao enfatizar que, por enquanto, não tem nenhum compromisso com a sigla petista para uma mudança no próximo ano.

No entanto, a conversa com os deputados Artur Bruno (PT) e Lula Morais (PC do B) e o abraço no deputado Nelson Martins (PT) seguido da frase: ´aqui já é nosso companheiro´, ontem, na Assembléia Legislativa, mostraram que o prefeito pode mesmo migrar para a ala dos aliados do governador Cid Gomes quando acabar seu mandato, no fim deste ano.

Preterido

O tucano foi preterido pelo seu partido na disputa pelo indicação para disputar à reeleição, quando era o candidato natural. Na convenção, Macêdo acabou derrotado pelo deputado federal Salviano por 28 votos a 24, ficando assim, sem condições de disputar. Impedido, ele decidiu apoiar a candidatura do petista Manoel Santana, antigo adversário dele na terra do padre Cícero. ´Todos os nossos amigos estão na campanha de Manoel Santana e a população de Juazeiro do Norte já sabe do nosso posicionamento nestas eleições´, assegurou.

Nenhum comentário: