domingo, 9 de novembro de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE




SERVIÇO SOCIAL
O governo municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Vila Alta está disponibilizando um estágio para alunas do curso de serviço social da Faculdade Leão Sampaio. Dentro desse contexto, o grupo de estagiárias realizou, na última sexta-feira, na sede do Cras, uma tarde educativa. Cerca de 50 crianças e adolescentes atendidas pelo centro participaram de variadas atividades. Na ocasião, foram proferidas palestras sobre DST/AIDS, noções de higiene, bem como jogos, recreações, gincanas, distribuição de brindes e lanches.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A Faculdade Paraíso (FAP) vai realizar, no período de 10 a 12 de dezembro, o I Encontro de Iniciação Científica. O tema do encontro será "Multiculturalismo, Inovação e Empreendedorismo Social". A iniciativa visa aglutinar pesquisas científicas feitas por profissionais e estudantes da Região do Cariri. A Faculdade Paraíso, que pretende ser universidade em um futuro próximo, quer ampliar os espaços para a produção científica. O encontro tem total apoio da direção geral da instituição.

SERVIDORES
Os servidores estaduais ligados à Secretaria de Saúde do Estado realizaram, nesta última semana, em Crato, uma assembléia para discutir a mobilização da categoria pelo Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS). O evento se deu na Praça da Sé. No mesmo dia, professores fizeram um protesto contra o Governo do Estado, já que o governador Cid Gomes (PSB) entrou na Justiça contra o piso salarial da categoria.

SINTRAF
O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) está com a regional do Crato instalada. O evento contou com a presença de trabalhadores da agricultura familiar, na sede da entidade, no centro do Crato. José Valdo, do distrito de Santa Fé, será o coordenador geral da entidade, que trabalho o fortalecimento das lutas dos trabalhadores do setor.

FUTEBOL
O Crato Esporte Clube tem uma nova diretoria. Na última sexta-feira, já com a renúncia total da diretoria anterior, foi empossado Kiki de Alphaville com novo presidente do time. O Azulão do Cariri disputa a segunda divisão do campeonato cearense da segunda divisão. São oito anos na segundona. Haja sofrimento e nada do time chegar à elite do futebol cearense.

EMANCIPAÇÃO
O distrito de Ponta da Serra, em Crato, instala neste domingo a Associação pela Emancipação de Ponta da Serra. O evento acontecerá no Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro, na sede do distrito. Ponta da Serra está entre os distritos cearenses que têm todas as condições de se transformar em cidade.

PAPAI NOEL
No dia 29 de novembro, o Papai Noel chega ao Cariri Shopping. Será um dia de muita alegria, principalmente, para a criançada. O bom velhinho sairá de Crato, na Praça da Sé, percorrerá Barbalha, o centro de Juazeiro, chegando ao Cariri Shopping. Neste Natal, o shopping vem caprichando na decoração e na promoção para seus clientes. Vai dar um carro zero quilômetro para um sortudo que fizer suas compras no maior centro de compras do Cariri.

PONTOS DE CULTURA
Com o objetivo de esclarecer sobre o preenchimento dos formulários do edital do Ponto de Cultura edição 2008, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura do estado do Ceará e Ministério da Cultura, ocorreu na última sexta-feira na Universidade Regional do Cariri (Urca) uma oficina destinada aos dirigentes de organizações de caráter social e cultural. As instituições selecionadas para serem Ponto de Cultura poderão recebem repasse financeiro de até R$ 180.000,00 num período de três anos.

LÍNGUA PORTUGUESA
Professor Flávio Queiroz, dando início a curso especial de redação para concursos e vestibulares. Considerado um dos melhores professores da língua portuguesa em nossa Região, Flávio Queiroz dia desses deu um grande susto em todos nós. Teve um problema de saúde, mas já está se recuperando. Volta agora, em grande estilo, ensinando tudo o que sabe (e não é pouco) sobre nossa língua portuguesa.

GUERRA
Uma guerra sem tamanho. A luta pelo poder no Sindicato dos Servidores Municipais do Crato está prejudicando a categoria. Enquanto grupos lutam para ver quem fica com a fatia maior do bolo, a categoria ainda não viu ser aprovado o Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS). Sindicalistas brigando entre si acabam com as conquistas de qualquer categoria profissional.


ANOTE : MOSTRA DE CULTURA



Após meses de preparação e muita correria, teve início ontem, sábado, a décima edição da Mostra Sesc Cariri de Cultura. Há 10 anos, por intermédio do Sesc Ceará, a força da tradição popular entra em contato com produções artísticas contemporâneas de vários pontos do País e de fora dele. Durante a 10ª Mostra Cariri de Cultura, esses encontros vão tomar as ruas, praças, teatros, clubes e galpões de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda (pólos centrais), além de outras 15 cidades por onde a mostra pede passagem, levando fragmentos da extensa programação. Na programação, grupos de tradição popular, apresentações circenses e performances, além de grande programação musical. Serão grupos de todo o Cariri, que trazem à tona as matrizes culturais nordestinas, com reisados, maneiro paus, bandas cabaçais, cocos e bacamarteiros.



O prefeito eleito de Juazeiro Manoel Santana (PT), ao lado do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, e do vice-prefeito Roberto Celestino, numa visita ao Trem do Cariri. O governador Cid Gomes também estava no evento. Eles discutiram as obras de conclusão do trem.


Historiador Armando Lopes Rafael, que vem dando uma contribuição significativa para a redescoberta da história do Cariri.

Nenhum comentário: