sábado, 1 de novembro de 2008

HISTÓRIA DA MÍDIA



Em novembro deste ano, Fortaleza sediará o Simpósio 200 Anos de História da Mídia no Nordeste, que reunirá os mais respeitados pesquisadores do Brasil do campo da história da mídia. A programação acontece entre os dias 26 e 28, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação do historiador inglês Peter Burke, da Universidade de Cambridge, que fará a conferência de encerramento. O evento tem como finalidade promover discussões sobre o papel dos meios de comunicação no processo de constituição histórica da região Nordeste, num ano que marca os 200 anos de imprensa no país.

A programação do Simpósio prevê uma série de debates, envolvendo temas como Memória, História e Mídia; Imprensa e Práticas de Poder; Os regimes de exceção e o exercício do jornalismo; Publicidade como espaço de memória e história; O rádio e o cotidiano das cidades; Biografias: entre o Jornalismo e a História; O futuro do Jornalismo; Televisão, memória e História; O cinema e a invenção do Nordeste.

Participam dos debates os professores Marialva Barbosa (UFF), Ana Paula Goulart (UFRJ), Marco Morel (UERJ), Ivana Bentes (UFRJ), Luiz Gonzaga Motta (UNB), Tânia Maria de Luca (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP), Beatriz Kuschnir (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - RJ), Adolpho Queiroz (Metodista-SP), Luiz Maranhão Filho (Faculdade Maurício de Nassau - PE), José Marques de Melo (Metodista-SP), Adriano Lopes Gomes (UFRN), Marcos Antonio da Silva (USP), Felipe Pena (UFF), Mário Magalhães (jornalista da Folha de São Paulo), Aline Grego (Universidade Católica de Pernambuco-PE), Sérgio Mattos (UFBA), Sheila Schvartzman (Universidade Anhembi Morumbi) e Alexandre Figuerôa (Universidade Católica de Pernambuco).

Do Ceará, contribuem para o debate os professores Adelaide Gonçalves, Ana Carla Sabino Fernandes, Márcia Vidal, Ildefonso Rodrigues, Gilmar de Carvalho e Meize Regina, todos da UFC, além das pesquisadoras Ana Quezado (Unifor/Faculdade Católica do Ceará), Elisabete Jaguaribe e Erotilde Honório, ambas da Unifor.

Realizado pelo Instituto de Referência da Imagem e do Som (IRIS), o Simpósio 200 Anos de História da Mídia no Nordeste inclui-se num projeto mais amplo de constituição de um Núcleo de História da Mídia do Nordeste, que tem como objetivo construir um lugar de reflexão permanente sobre o tema, articulando uma rede de pesquisadores que estudam a mídia da região. O Núcleo será desenvolvido a partir de um espaço virtual, o site www.midianordeste.org.br , que disponibilizará conteúdo relacionado com o tema, além de uma cartografia do "estado da arte" da produção acadêmica sobre a história da mídia regional. O projeto do Núcleo de História da Mídia do Nordeste é coordenado pelas jornalistas Elisabete Jaguaribe, Ana Quezado e Geísa Mattos.

Nenhum comentário: