sábado, 15 de novembro de 2008

MOVIMENTOS SOCIAIS

Entidades sociais foram representadas durante o I Seminário de Integração entre Universidade e Movimentos Sociais, realizado no último final semana, na Sala de Vídeo da URCA. O evento, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, teve a finalidade de discutir a implantação do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária - PRONERA, e nesse sentido debater a implantação dos cursos de Direito, História e Pedagogia para assentados da Região, que hoje inclui um público de mais de 2 mil pessoas.

Na ocasião, estiveram participando representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), Casa Lilás, Fundação Araripe, Programa de Assistência Jurídica Estudantil (PAJE), com acadêmicos do curso de Direito, além de representantes dos cursos propostos para serem implantados. Esses cursos de graduação, conforme a Pró-Reitora, voltados para um público específico começam a ser implantados a partir do ano de 2009. A articulação desse projeto vem sendo mantida por meio da PROEX e Departamentos da Universidade. Atualmente, esse programa está implantado em várias universidades do País, incluindo instituições de ensino superior do Estado do Ceará.

Ainda durante o encontro, os representantes de movimentos sociais fizeram abordagens a respeito dos projetos que vêm sendo desenvolvidos por essas entidades no Cariri, além de uma breve apresentação e as demandas voltadas para o PRONERA. O encontro marca um trabalho de parceria a ser empreendido pela URCA junto aos movimentos sociais da região do Cariri. O evento, iniciado a partir das 9h30 do sábado, seguiu até o meio-dia.

Nenhum comentário: