quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOTÍCIAS DA MOSTRA SESC



PRESERVAÇÃO E ARTE

A Mostra Sesc Cariri de Cultura também trabalha a conscientização ambiental. Através da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas – Aquasis, a Mostra traz para a Praça da Sé, no Crato, um projeto de preservação do pássaro Soldadinho-do-araripe.O trabalho é uma advertência sobre a devastação das florestas da Chapada do araripe e o mau uso das águas das nascentes, as principais riquezas da região. Habitante das matas úmidas localizadas perto das nascentes dos rios, esta ave é uma espécie peculiar do Cariri que está ameaçada de extinção devido a crescentes pressões de uso e ocupação sobre as encostas vegetadas da porção cearense da Chapada do Araripe. Segundo os pesquisadores, em relação à função ecológica da ave, não se pode desconsiderar que se trata de uma indicadora da qualidade ambiental e da conservação na chapada. A Aquasis está com estande montado na Praça da Sé todos os dias a partir das 9h até às 17h com explicações sobre as formas de preservação e também com apresentações do grupo de adolescentes do Tambores de Guaramiranga, que tem parceria com a Ong.
Contato: Weber - (85) 9975 1888

ESPETÁCULO TEM LANÇAMENTO NACIONAL NA MOSTRA

Não é de hoje que a Mostra Cariri fomenta a criação de novos espetáculos. Foi aqui que nasceu, por exemplo, "A Descoberta das Américas" e tantos outros. Nesse aniversário de 10 anos, a Mostra recebe o lançamento nacional da peça "A Chegada de Lampião no Inferno". Cia PeQuod Teatro de Animação do Rio de Janeiro fez uma montagem inusitada que nasceu a partir da roteirização dos inúmeros cordéis que tratam da chegada do famoso cangaceiro às profundezas da terra. Em uma olaria nos confins no Nordeste, artesãos recriam a saga de Lampião, a partir de peças de cerâmica. As tocaias, os enfrentamentos com a polícia, as festas que o cangaceiro promovia são reproduzidos com graça e picardia típicas do homem do sertão nordestino.
Com sua morte em Angicos, inicia uma segunda parte, extremamente fantasiosa, em que Lampião chega ao Inferno. Lá ele terá seu duelo mais divertido. Primeiro porque já está morto, segundo porque o adversário é o dono do lugar.

SERVIÇO:
18h - A Chegada de Lampião no Inferno (Horário Bendito)
Grupo: Cia. PeQuod Teatro de Animação - Rio de Janeiro/RJ
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré - Juazeiro do Norte

RITO DE PASSAGEM

O Projeto Rito de Passagem – canto e dança ritual indígena, voltou a participar da Mostra SESC Cariri de Cultura, entre os dias 8 e 11 de novembro, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Os rituais, da forma como acontecem nas aldeias, ocuparam espaços públicos nessas cidades, levando a beleza, a riqueza e a força de três povos indígenas vindos de outros Estados para uma aproximação com o público do Ceará. Rito de Passagem é uma realização do Instituto das Tradições Indígenas – IDETI, uma Ong criada e dirigida por pessoas indígenas desde 1999, com uma história de realizações para o fortalecimento e divulgação das culturas e do conhecimento tradicional dos povos indígenas do Brasil.

Nenhum comentário: