terça-feira, 27 de julho de 2010

Serra e FHC no limbo

O presidenciável tucano José Serra dá agora sinais de senilidade. Há muito tempo que os tucanos perderam o discurso, falam besteira, não conseguem apresentar um projeto viável para o Brasil e aí, partem para a baixaria. Mas, agora José Serra está extrapolando. Por isso, que Serra e FHC eram tão combatidos pelo ex-governador paulista (já falecido) Mário Covas, que sempre deu o belo exemplo de homem público e vivia numa luta interna contra Serra e seu padrinho Fernando Henrique.

Nos últimos dias Serra resolveu atacar a política externa do Governo brasileiro. Acusa Lula de ser aliado dos países latino-americanos e da China. Pera aí, honorável tucano, e qual é o problema mesmo?

A política externa do PSDB e FHC é que foi desastrosa, quando o Brasil passou 8 anos baixando a cabeça para tudo que os países poderosos diziam, como os Estados Unidos.

Lula inverteu essa lógica e o Brasil é hoje reconhecido no mundo não apenas pelo futebol, carnaval e mulheres bonitas. Somos um País com uma linha de atuação lógica, de alinhamento com países da América Latina e de reafirmação de uma política internacional que prime pela independência dos países que devem resolver seus próprios problemas.

Sem ter o que dizer, é bom Serra partir para outros temas menos estressantes para seu partido.

Por falar em FHC, que segundo Serra deve ter sido modelo de política externa, quem se lembra dele? Não lembro de FHC ter sido convocado por algum organismo internacional para algum tipo de palestra, intervenção, opinião. FHC está no limbo.

Nenhum comentário: