quarta-feira, 21 de julho de 2010

Notícias da URCA

Reitor da URCA recebe técnicos do Ministério da Integração Nacional

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-Reitora, Otonite Cortez, receberam, no início da noite de ontem, no Gabinete da Reitoria, a Secretária de Desenvolvimento Regional, Márcia Damo, do Ministério da Integração Nacional, acompanhada da Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Teresa Mota, e da arquiteta da Secretaria das Cidades, Emanuela Monteiro, além do Gerente da Messorregião da Chapada do Araripe, Rafael Paiva. Na ocasião, esteve presente um grupo de técnicos do Geopark Araripe. A geóloga do Projeto, Flávia Lima, fez uma breve apresentação do Geopark Araripe, desde a sua implantação, todas as etapas de desenvolvimento e as suas potencialidades. Além disso, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido na atualidade pela equipe multidisciplinar. Hoje, os técnicos estarão visitando a Lira Nordestina. Uma agenda de visitações está prevista para ser realizada na região, incluindo equipamentos como o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, com novas instalações recém-inauguradas, e o Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda. O Ministério da Integração Nacional tem sido um dos grandes parceiros no desenvolvimento de projetos de larga importância na região, a exemplo da sede administrativa do Geopark Araripe, que está sendo construída, em Crato.

PROEX abre inscrições para curso pré-vestibular da URCA

Estão abertas inscrições para o Curso Pré-Vestibular da URCA – PREVEST, na Pró-Reitoria de Extensão – Proex. O curso é gratuito e tem vagas limitadas. O curso iniciou a primeira turma de 50 alunos em abril deste ano. A proposta de trabalho traz uma dinâmica diferenciada. Os professores do curso são alunos da própria instituição, dos cursos de Letras, Geografia, História, Matemática, Biologia, dentre outros. Segundo a Pró-reitora de Extensão da Universidade, Professora Arlene Pessoa, as aulas ministradas têm conteúdos teóricos e práticas temáticas que contemplem o programa do Vestibular da URCA. Ela afirma que a dinâmica do curso, com atividades voltadas para o ecossistema local, tem feito a diferença nos trabalhos desenvolvidos. A perspectiva é dar espaço para novos alunos, promovendo a inclusão de estudantes e o acesso ao ensino superior.

Técnicos do MIN visitam obras da sede administrativa do Geopark Araripe

Técnicos do Ministério da Integração Nacional, secretarias de Desenvolvimento e das Cidades, do Estado, estarão, nesta quinta-feira, às 8h30, no Cariri, para visita técnica de acompanhamento das obras de sede administrativa do Geopark Araripe, no campus do Pimenta II, da Universidade Regional do Cariri (URCA). A equipe do Governo Federal estará sendo acompanhada pela equipe gestora do Geopark. A sede começou a ser construída em março deste ano e já está em estágio bastante avançado. O investimento aplicado é de R$ 386.007,53, com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. Além da construção do prédio, nas dependências da URCA, o convênio com o Ministério da Integração Nacional prevê aquisição de mobiliário, equipamentos e veículo, bem como a produção de material promocional. No total, o investimento na sede administrativa do Geopark Araripe será na ordem de R$ 778.000,00. Esta representa uma das etapas importantes de desenvolvimento dos projetos de infraestrutura do Geopark Araripe, que tem área de abrangência em seis cidades e dez geossítios nas localidades.


Lira Nordestina recebe visitação de técnicos do Ministério e Secretarias das Cidades e Desenvolvimento

A Coordenadora da Lira Nordestina, Professora Dra. Anna Christina Farias de Carvalho, recebe nesta quarta-feira, dia 21, representantes do Ministério da Integração Nacional, Secretaria do Desenvolvimento, Secretaria das Cidades, SECITECE e Geopark, na sede do Ponto de Cultura Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte. A visita tem por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura, conhecer o espaço e participação numa apresentação sobre confecção de xilogravura, que será ministrada pelo artesão Cícero Lourenço Gonzaga, integrante do quadro de artistas da Lira Nordestina.

Nenhum comentário: