quarta-feira, 21 de julho de 2010

Informações de Juazeiro do Norte



AÇÕES DURANTE A SEMANA DO MUNICÍPIO


A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), participa da programação da semana do município, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Os técnicos da secretaria estiveram durante a manhã desta terça-feira, 20, nas praças do Socorro e Padre Cícero , distribuindo mudas de arvores frutíferas , nativas e sementes para romeiros e juazeirenses. No momento foi feito aferição da pressão arterial e sensibilização junto aos transeuntes e comerciantes, no tocante a preservação ambiental. Segundo Tânia Pinheiro, diretora Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, 300 mudas de nim indiano, ipê, sabiá e abacateiro foram entregues.



CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS AMBIENTAIS

Os vinte e dois fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), participarão de curso realizado em parceria com a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (SEMACE), para o uso correto do decibelimetro, aparelho usado pela fiscalização no combate a poluição sonora . O curso terá aula pratica nas ruas de Juazeiro do Norte, e teórica acontecendo nos dias 22 e 23 de Julho, no auditório da secretaria, sendo ministrado pelo gerente geral da SEMACE no Crato, João Josa.



MISSA EM HOMENAGEM A PADRE CÍCERO

O prefeito de Juazeiro do Norte participou ontem pela manhã, da tradicional missa em homenagem a Padre Cícero. A missa campal foi realizada na Praça do Socorro com a presença de milhares de fiéis. O prefeito Dr. Santana conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida em meio a multidão, deixando-a no altar. A missa foi mais do que especial, por lembrar os 76 anos do falecimento do Cearense do Século. Durante todo o dia muitas homenagens aconteceram em honra à memória e vida de Padre Cícero Romão Batista.



CORRIDA DE JUAZEIRO ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA

A Escolinha Os Voluntários vai realizar no próximo dia 22 a Corrida de Juazeiro, em homenagem aos 99 anos de emancipação política da terra de Padre Cícero. Podem se inscrever atletas de todas as idades, na Rua Tabelião João Machado nº 74, Bairro Santa Tereza ou pelo telefone (88) 35128436, ou antes da largada. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Esporte e Juventude apóia a corrida, que sairá da Praça dos Ourives às 8 horas da quinta-feira, 22, e termina no mesmo local. São ao todo 9 quilômetros a serem perseguidos pelos corredores nas principais ruas do centro da cidade. Os vencedores receberão medalhas e uma premiação de R$ 750,00 em dinheiro.



SESAU CHAMA A ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

Ao contrário das mulheres, muitos homens não têm o hábito de ir ao médico para ver como anda a saúde. Esse é um hábito que precisa ser mudado, já que através da prevenção muitas doenças podem ser evitadas. No último dia 15 foi vivenciado o Dia do Homem, data criada justamente para chamar atenção sobre a importância dos cuidados para com a saúde. Para incentivá-los a procurar atendimento médico com mais frequência, o Ministério da Saúde lançou, em 2009, a Política Nacional de Saúde do Homem. Segundo a secretária de Saúde de Juazeiro, Dra. Luciana Matos, os resultados já começaram a aparecer. As ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem buscam romper os obstáculos que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos. Juazeiro do Norte é o primeiro município do interior cearense a desenvolver o projeto de política de saúde do homem.



CENTRO DE DERMATOLOGIA É ENTREGUE TOTALMENTE REFORMADO

Como parte das comemorações alusivas aos 99 anos de Emancipação Política de Juazeiro do Norte o prefeito Dr. Santana entregou a reforma completa do Centro de Dermatologia, importante equipamento de saúde que trata das doenças da pele com clínica especializada e ambulatório com atendimento de demanda espontânea e referenciada. O Centro de Dermatologia homenageia Lourival Gondim, pai do médico e ex-secretário de saúde de Juazeiro, Giovanni Sampaio. Na unidade houve melhorias no piso, teto, partes elétrica e hidráulica, novas pinturas e serviços. De janeiro de 2008 a junho deste ano foram realizadas 8 mil consultas médicas, 800 atendimentos de fisioterapia e quase 4 mil vacinas aplicadas. No Centro foram realizados ainda mais de mil exames de tuberculose e outros mil de hanseníase. No local é desenvolvida também oficina de reabilitação sócio-econômica com dois grupos que fazem oficina de artesanato que atende pessoas em tratamento de hanseníase. 11 médicos e 41 profissionais prestam serviços no Centro de Dermatologia de Juazeiro.



PALESTRA ABORDA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PARTICIPANTES DO PROJETO MOVIMENTA JUAZEIRO

Aconteceu na última segunda-feira, 19, no Centro Educacional do Novo Juazeiro uma palestra com o tema “Envelhecer com saúde”. A palestra foi uma promoção do Projeto Movimenta Juazeiro, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Juventude. Cerca de 70 pessoas participaram da palestra. O professor Aurélio Matias, secretário de Esporte, abriu as palestras e falou sobre a importância do projeto Movimenta Juazeiro que vem mudando os hábitos da população incentivando a prática de atividade física. O profissional de saúde Luciano Bernardo e a nutricionista Lorena Maciel falaram sobre nutrição, diabetes e hipertensão. Nesta quinta-feira, 22, o Projeto Movimenta Juazeiro promove uma manhã de lazer com os usuários da academia popular, que farão um passeio ao Balneário do Caldas, em Barbalha.

Nenhum comentário: