sábado, 31 de julho de 2010

Notícias de Juazeiro do Norte



OUVIDORIA DO SUS
Continuam os trabalhos da Ouvidoria/SUS de Juazeiro do Norte. Nesta semana foi realizada mais uma etapa da ouvidoria itinerante, no Hospital Santo Inácio. Numa parceria com o MORHAN e acadêmicos do 8º período do Curso de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio foram realizadas 54 entrevistas. Os acadêmicos estão participando das visitas como forma de ampliarem os conhecimentos e conhecerem um pouco mais da metodologia democrática de oportunizar a população espaço para criticar e sugerir propostas para melhoria do serviço de saúde pública. A Ouvidoria SUS itinerante terá continuidade neste sábado, dia 31, no Bairro Frei Damião. Já no dia 7 de agosto, a atividade será desenvolvida no Bairro Salesianos.

SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO
Promovido pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) com apoio da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, superou todas as expectativas o 5º Seminário de Prevenção contra Acidentes de Trabalho. O auditório do Centro ficou superlotado de profissionais da atenção básica, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e técnicos em segurança do trabalho de diversas empresas do Cariri.

CURSO DE CAPACITAÇÃO
Com o slogan: "Brilho Raro - Mudando Vidas" foi encerrado na tarde da última quarta-feira (28) nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) o Projeto do Curso de Bijuterias ministrado por Adriana Diniz a 15 usuários do CRAS do Bairro Triângulo. O curso teve duração de 80 horas/aula. De acordo com a coordenadora dos CRAS, Simone Carvalho, o projeto tem como objetivo trabalhar usuários do serviço social, aumentar renda familiar de cada um, desenvolver habilidades mentais e manuais, exercer terapia ocupacional e a auto-estima.Simone destaca ainda, que o Projeto terá continuidade desta vez com usuários do CRAS II do Bairro Frei Damião, na segunda quinzena de agosto com o curso de "Pintura em Tecidos".

APOIO ÀS FAMÍLIAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O CREAS conta com profissionais capacitados para prestar atendimento de qualidade aos usuários, realizando acompanhamento individualizado de cada caso, coordenando reuniões de grupos e provendo encaminhamento, quando necessário, para os demais serviços da rede de proteção social e do sistema de garantia de direitos. O CREAS Juazeiro tem como público alvo vítimas de violência, e, só no ano de 2009 atendeu 643 famílias, já em 2010, até o mês de junho, atendeu 217 famílias. O CREAS também deu o pontapé inicial para acolher adolescentes em conflitos com a lei, através do acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas. Além disso, o centro ministrou cursos para as mulheres e jovens destas famílias com o Projeto Casa de Comadre garantindo emprego e renda às famílias.

Nenhum comentário: