quarta-feira, 28 de julho de 2010

Violência policial

Estava hoje caminhando na Beira Mar com a minha filha e presenciei a abordagem violenta dos policiais a dois jovens. Questionei a violência utilizada pelos policiais, como um absurdo, um desrespeito a lei por quem tem a obrigação de cumpri-la. Fui, então, empurrada, juntamente com a minha filha, por um dos policiais no local. Ele dizia "fasta, fasta, esses porra ficam atrapanhando a gente fazer o nosso trabalho". Outras pessoas presentes também questionaram a atitude da polícia. Ainda consegui anotar a placa de uma das viaturas HYR1964. Até tentei identificar o nome dos policiais em suas fardas, mas eles estavam sem identificação, o que também contraria a lei.

Pedi a uma estudante para twitar o ocorrido ( omito o nome para protegê-la) e a placa do carro, fiz contato com o fiscal da área para registrar a queixa, pois fiquei com medo de acontecer algo aos jovens. Liguei para o Jornal o Povo e fui a delegacia fazer um BO. Lá, encontrei os dois jovens e soube pela mãe de um deles que o jovem é sobrinho do
Reitor Jesualdo.

Não sei como esta questão será abordada nos jornais locais, pois a posição da policia é a de que os jovens é que agrediram os policiais - piada! Eles estavam em trajes de cooper diante de policiais armados...só se fossem loucos!

Peco a vocês que divulguem amplamente em suas listas o ocorrido. Todos sabemos que esta questão da violência está no limite em nossa sociedade. A morte do jovem Bruce Cristian esta semana traz um episódio muito mais trágico do que este que eu narro, mas se trata do mesmo arbítrio, desrespeito, despreparo daqueles que deveriam nos proteger, por dever constitucional e por serem pagos para isso!
Agradeço desde já o apoio de vocês,

Profa. Inês Vitorino
Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário: