terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aumento no preço dos combustíveis deve vir no 'longo prazo', diz Graça Foster

Um novo reajuste do preço dos combustíveis "certamente virá", mas não "tem uma data" ainda, disse a presidente da Petrobras, Graça Foster.

A executiva ressaltou, porém, que a necessidade de aumento é de "longo prazo" e não há uma "definição de curto prazo" sobre o assunto.

Segundo a presidente, desde 2002, quando teve início a política de alinhar preços ao mercado internacional no longo prazo apenas, a Petrobras tem um resultado positivo.

Atualmente, no entanto, Foster reconhece que há uma defasagem frente às cotações internacionais.

Como forma de reforçar o caixa da companhia, a executiva defende ainda o aumento da mistura de gasolina no etanol --dos atuais 20% para 25%. Tal decisão, diz, não cabe à Petrobras, mas sim ao governo, que tem de assegurar o abastecimento do mercado doméstico.

A Petrobras, segundo Graça Foster, trabalha ainda em outras frentes para poupar seu caixa e fazer sobrar mais recursos para investimento. Um das mais importantes, afirma, é a redução de custos.

Há seis meses, a estatal trabalha num novo programa de corte de custos, que evolve toda a companhia e será lançado na próxima semana. Entre as iniciativas, estão a redução de custos de manutenção de estoques. "Precisamos aumentar a sinergia entre as áreas da própria Petrobras."

Ainda para levantar recursos, Foster disse que a estatal mantém em curso seu programa de venda de ativos, focado em empreendimento "sem nenhuma ou com muito pouca sinergia" atualmente para a empresa.

Jornal Folha de SP

Nenhum comentário: