Teve início ontem, 8/10, a
campanha “Outubro Rosa”. O movimento, que dura todo o mês, alerta para os
riscos e a necessidade do diagnóstico precoce. O câncer de mama já é o segundo
mais recorrente no mundo e o primeiro entre as mulheres.
Diversas entidades que trabalham na
prevenção e tratamento da doença (ICC, Femama, CRIO) se uniram a shoppings, empresas
e entes públicos como o Ministério Público Estadual que este ano aderiu integralmente
à campanha. O resultado é uma programação extensa e diversificada voltada à
prevenção e apoio aos doentes.
Faz parte da campanha a coleta de
exames preventivos e orientações sobre auto exame em todos os Postos de Saúde
da Família (PSFs). “A intenção é conscientizar a população feminina a buscar
todas as formas de prevenção, inclusive o autoexame feito logo após o
período menstrual”, considera a
coordenadora.
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na
Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa
monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O
nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e tem
como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário