terça-feira, 9 de outubro de 2012

Outubro Rosa 2012 convoca mulheres para prevenção do câncer de mama




Teve início ontem, 8/10, a campanha “Outubro Rosa”. O movimento, que dura todo o mês, alerta para os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce. O câncer de mama já é o segundo mais recorrente no mundo e o primeiro entre as mulheres.
Diversas entidades que trabalham na prevenção e tratamento da doença (ICC, Femama, CRIO) se uniram a shoppings, empresas e entes públicos como o Ministério Público Estadual que este ano aderiu integralmente à campanha. O resultado é uma programação extensa e diversificada voltada à prevenção e apoio aos doentes.
Faz parte da campanha a coleta de exames preventivos e orientações sobre auto exame em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs). “A intenção é conscientizar a população feminina a buscar todas as formas de prevenção, inclusive o autoexame feito logo após o período  menstrual”, considera a coordenadora.
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.


--
 

Nenhum comentário: