sábado, 27 de outubro de 2012

Edital abre processo de seleção em Juazeiro


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está convocando, através de edital, eleições para o segundo Conselho Tutelar na cidade de Juazeiro do Norte, que terá cinco integrantes e outros cinco suplentes. Como meta principal, trabalhar as políticas públicas em defesa de crianças e adolescentes, além de trabalhar o combate à violência.

Segundo Francisca Gregório, membro do CMDCA, Juazeiro já comportaria um terceiro conselho. “Estamos um pouco atrasados na convocação das eleições deste segundo conselho, mas ele vai chegar em boa hora para que possamos lutar em defesa das nossas crianças e adolescentes”, afirma.

Francisca Gregório disse ainda que Juazeiro hoje vive uma situação de risco quando se fala em violência contra crianças e adolescentes. “Acreditamos que hoje a violência contra crianças é tão grande quanto a violência contra mulheres”, afirma.

Para ela, o Poder Público Municipal deve investir mais na atenção às crianças e adolescentes vítimas de violência. Ela acredita ainda que os conselhos tutelares são instâncias importantes, mas muitas vezes funcionam com dificuldade.

Outro agravante são os crimes de pedofilia na Região. “Fazemos um apelo para que as pessoas denunciem casos de pedofilia, um problema que atinge diretamente nossas crianças deixando marcas que muitas vezes são carregadas por toda a vida”, argumenta.o

Calendário

As inscrições estão abertas até 13 de novembro próximo, no horário de 8h às 13h30min, na sala da Assessoria aos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Juazeiro do Norte, localizada no Bairro Franciscanos.

O processo eleitoral terá prova objetiva de caráter eliminatório, que considerará quem estiver apto para a eleição que será feita de forma indireta.

Francisca Gregório disse que Juazeiro ainda escolhe seus conselheiros tutelares de forma indireta, diferente do Crato que se dá de forma direta. A eleição acontecerá dia 14 de dezembro das 8h às 17 horas da sede da Secretaria de Assistência Social do município.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma instância fundamental para que qualquer município disponha de um instrumento autônomo e independente para tocar políticas para área.

Jornal O Povo 

Nenhum comentário: