sábado, 27 de outubro de 2012

Haddad deve vencer em São Paulo

O candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, deve ser eleito neste domingo para governar a cidade pelos próximos quatro anos, segundo o Datafolha. O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, mostra que Haddad tem 48% das intenções de voto contra 34% do ex-governador José Serra (PSDB). A pesquisa, divulgada ontem, contabilizou ainda que 11% de eleitores prometem votar em branco ou nulo e outros 7% que estão indecisos.

Em relação apenas aos votos válidos, 58% do eleitorado pretendem votar no petista, enquanto 42% querem o tucano à frente do Executivo municipal.

Desde o início do segundo turno, as variações apontadas nas pesquisas do instituto não ameaçaram a liderança do candidato lulista. Em 10 de outubro, três dias após a população ir às urnas pela primeira vez, a diferença entre Haddad (47%) e Serra (37%) foi a menor até hoje. Uma semana depois, o petista cresceu para 49%, enquanto o adversário recuou para 32%. No levantamento concluído na quarta-feira, 24, Haddad manteve o percentual. Já o peessedebista ganhou 2% do eleitorado, passando a 34%.

Ampla maioria dos paulistanos, o equivalente a 92% do eleitorado, está totalmente decidida sobre seu voto. A porcentagem de certeza em relação a Serra chega a 93%. Do outro lado, 92% do votantes de Haddad estão seguros de sua escolha. Entre os que optaram por branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, a taxa de certeza em relação a essa opção fica em 87%.

Foram ouvidos 3.992 entrevistados com 16 anos ou mais entre sexta e sábado últimos. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O candidato Fernando Haddad (PT) chegou a abrir 17 pontos de vantagem em relação a José Serra (PSDB). Hoje, a diferença é de 14 pontos percentuais.

jornal O Povo 

Nenhum comentário: