quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crato comemora 159 anos de elevação à categoria de cidade




Nesta quarta-feira, 17, o Crato comemora  159  anos de elevação à categoria de cidade. Para lembrar a data era feito hasteamento das bandeiras na Prefeitura Municipal no período da manhã.

De acordo com o memorialista Huberto Cabral, o Crato comemora duas datas, a instalação do  município em21 de junho de 1764,como Vila Real. 

“Antigamente as cidades, vilas,municípios como  o caso do Crato só passavam a cidade depois de  se desenvolve e isso se deu em  17 de outubro de 185, q2uando o Crato passou a ser  cidade, e passou a comemorar as duas datas de forma distinta: município e cidade”, Afirma Cabral.
 
Em 17de outubro de 1953 o Crato promoveu  uma das maiores festas cívicas sociais do Ceará,  o centenário  de elevação à categoria de cidade através de resolução  623, assinada pelo  presidente da Província do Ceará, Joaquim Vilella de Castro Tavares.

Naquela semana de festa o Crato recebeu a visita do vice-presidente da República, João Café Filho, os ministros  da Aviação, José Américo e  João Goulart, do Trabalho, o governador do Ceará,  os deputados  federais  Joaquim Fernandes teles, Filemom Teles, Wilson Gonçalves e Antonio Araripe. 

Na época, o prefeito Décio Teles Cartaxo promoveu a festa, com feira de Amostra na Praça da Sé, e à noite  shows artísticos promovidos pela Rádio Araripe, com artistas como Vicente Celestino e Luiz Gonzaga.

Houve também  segunda edição da Expocrato, onde hoje fica a Praça Alexandre Arraes. Lá  aconteceram 4 exposições.

Por conta do centenário o prefeito Decio  construiu como marco do centenário,  um obelisco na praça Juarez Távora, (São Vicente).

O Crato é a segunda maior força econômica do Cariri, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte. Tem no comércio sua força, juntamente com a agricultura, principalmente a de base familiar.

Devido a sua arquitetura antiga e suas belezas naturais o Crato é tido como uma das mais belas cidades cearenses, berço da cultura e da história regional.

Da Chapada do Araripe saem muitas das belezas da cidade, que é conhecida nacionalmente também, por conta da Exposição Centro-Nordestina de Animais e produtos Derivados (Expocrato) responsável por movimentar a economia regional no mês de julho.

O Crato é a terra onde nasceu padre Cícero Romão Batista e onde se deu uma das experiências mais significativas de comunidade messiânica no Sertão, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, organizado pelo beato José Lourenço.

Nenhum comentário: