quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Última etapa do Sonora Brasil no Ceará




Com o tema “Sotaques do Fole”, o circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil encerra as apresentações no Ceará. Na última etapa do circuito, Truvica e Grupo fazem concerto ao som da sanfona de oito baixos, acompanhados pela zabumba e pelo triângulo, numa formação tipicamente nordestina. No Cariri, o grupo se apresenta nesta quinta-feira (18), no Teatro Sesc Adalberto Vamozi e na sexta-feira (19), no Teatro Sesc Patativa do Assaré, sempre às 19h. Gratuito.

Apesar de não ser muito conhecido pela grande mídia, o pernambucano Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um dos grandes mestres da sanfona de oito baixos. Acompanhado por Alex na zabumba e Octalício Muniz no triângulo, Truvinca traz ao palco uma técnica apurada e domínio pleno do repertório musical da tradição oral – conhecidas na infância e juventude, o artista destaca-se por ser fiel às composições e valorizar as raízes nordestinas.

Sobre o Sonora Brasil

O Sonora Brasil é um projeto criado pelo Sesc, que tem como objetivo difundir, por meio de apresentações gratuitas pelo país, o trabalho de artistas que produzem a música brasileira, valorizando a cultura presente em cada região. Em sua 15° edição, consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.
 
 
Apresentações de Truvinca e Grupo
 
Dia 18/10
Local: Crato - Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 19h
 
Dia 19/10
Local: Juazeiro – Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Horário: 19h
 

Nenhum comentário: