terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quadro de indefinição sobre eleitos no Interior



A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral distribuiu, ontem, um quadro com a identificação partidária de todos os prefeitos eleitos no Ceará, domingo. O PSB elegeu o maior número, 40, seguido do PT com 31, do PSD com 27, do PMDB com 21 e o PRB com 16. Todas as outras agremiações, um total de 15 ficaram com menos de dez prefeitos cada uma. Em 16 municípios do Ceará, os eleitores ainda não podem comemorar ou lamentar o resultado das urnas. Isso porque os candidatos a prefeito com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não tiveram os votos validados pela Justiça Eleitoral na votação que ocorreu neste domingo.

Em Acaraú, o atual prefeito, Pedim do Cleto (PT), obteve 15.878 dos votos válidos do Município, enquanto o candidato Alexandre Ferreira Gomes (PMDB) recebeu 16.177, mas eles não constam como válidos. Conforme o site do TSE, 33.645 eleitores compareceram às urnas no domingo. Caso o TSE reforme a decisão do TRE, Alexandre Ferreira Gomes poderá assumir a prefeitura de Acaraú. Em situação contrária, o prefeito será considerado reeleito. 

Em Horizonte, o postulante Gomes de Farias Neto (PSDB), o Nezinho, também não teve a votação validada pelo TRE, pois ainda está indeferido com recurso.  Dessa forma, José Rocha Neto (PTB), o Rochinha, ficou com 100% dos votos válidos, já que é o único com registro deferido, mas só recebeu 36,41%, ou seja, 14.591 dos votos, enquanto 22.610 foram para Nezinho, 60% do total, mas só serão considerados se o TSE deferir o registro do tucano.

Para o candidato Cirilo Pimenta (PSD) e Rômulo Coelho (PSB), de Quixeramobim, o que resta é esperar pela decisão do TSE. Em Iguatu, o pleito segue indefinido. A deputada Miriam Sobreira (PSB) obteve mais de 20 mil votos e está com registro deferido, enquanto Aderilo Antunes Alcantara Filho (PRB) aguarda julgamento no TSE, mas recebeu 30.203. Se o TSE reformar a decisão do TRE, ele será o novo prefeito do município.No caso do Cedro, onde os dois únicos candidatos a prefeito estão indeferidos pelo TRE, a situação é ainda mais atípica, pois nenhum voto foi validado no Município. Ritelza Cabral (PCdoB), de Aquiraz, entrou com recurso no TSE, mas não poderá ser a prefeita da cidade, mesmo com decisão favorável, já que Antônio Guimarães (PSB) obteve 16.261 votos no município contra 15.604 obtido por ela.

Nenhum comentário: