quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coluna política de Donizete Arruda

Pai, Filho e Espírito Santo
Há revolta na base aliada do prefeito Raimundo Macedo. Secretários municipais e vereadores governistas não se conformam com o alijamento e a falta de prestígio a que estão submetidos nesta administração. Não decidem e, quando convidados a assinar decisões tomadas, são proibidos de fazer perguntas. Sabem, no entanto, que, lá na frente, responderão por eventuais falhas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TC M). E, na hora de pagar as condenações e multas, não contarão com o beneplácito do prefeito Raimundão ou do todo poderoso Mauro Macedo. Quem quiser continuar nos seus cargos que aceitem essas regras. Mandam, na Prefeitura de Juazeiro, três pessoas e ninguém mais: o prefeito Raimundão – o pai; o filho Davi Macedo, que quer ser deputado estadual, mas ainda existem resistências diante de compromissos políticos com Giovani Sampaio e Vasques Landim; e o Espírito Santo, o onipresente Mauro Macedo. O trio decide e todos cumprem. Sem discutir. Sem questionar. Sem contestar. Sem pestanejar.

Bom senso de Davi prevaleceu
Tão logo estourou nas redes sociais o vídeo do jovem Diego Torquato, o prefeito Raimundão e Maurinho estavam em Fortaleza. Inicialmente, decidiram por romper o contrato de R$ 5,7 milhões com a FP Combustíveis, do empresário Carlos Henrique, pai de Diego. Ao desembarcarem em Juazeiro, foram convencidos pelo racional Davi a não fazerem isso. Souberam, apesar de não haver confirmação, de que há um outro vídeo mais comprometedor sobre cobranças de dívidas de campanha. Preferiram culpar a imprensa. Daí, a saída foi a publicação de uma nota oficial da Prefeitura de Juazeiro, negando tudo, além da ida de Raimundão ao seu programa semanal, no sábado, para atacar os portais Miséria e CearaNews7, que apenas divulgaram o vídeo de Diego Torquato.

Estopim para delação premiada
Os promotores da Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap) e procuradores do Ministério Público Federal irão indagar do prefeito Raimundão e do empresário Carlos Henrique os motivos que levaram à uma dispensa de licitação – denúncia também do vereador petista Cláudio Luz – no dia 2 de janeiro de 2013, para a aquisição de combustíveis, quando havia uma licitação em vigor. Inexplicavelmente, Raimundão, de ofício, cancela a licitação e faz uma dispensa para beneficiar a FP Combustíveis, coincidentemente, a empresa de combustível que forneceu à sua campanha à prefeitura. Mais coincidência: ao fazer uma licitação de R$ 5,7 milhões, apenas a FP Combustíveis participou do certame e ganhou, logicamente. A Procap e o Ministério Público Federal querem saber porque nenhum outra firma que vende combustível no Cariri participou do processo licitatório. Com tantas indagações, o MP Estadual vai sugerir que Carlos Henrique faça logo delação premiada junto com o filho Diego Torquato. Sob pena de pagarem sozinhos a conta do escândalo do vídeo que pôs em xeque a
administração Raimundo Macedo.

Raimundão ataca petistas
O prefeito Raimundo Macedo classificou como covarde a repercussão do vídeo pela oposição e acusou o vereador petista Claudio Luz de ter sido beneficiado pelo empresário Carlos Henrique. Segundo Raimundão, a FP Combustíveis também forneceu,em 2008, para a campanha do ex-prefeito Manoel Santana, outro beneficiado pelo esquema. Irritado, Raimundão promete contar todos os detalhes do apoio dado por ele e Carlos Henrique, durante a campanha do PT à prefeitura, que elegeu Santana. Disse que não sofrerá calado os ataques. Embora tente minimizar o estrago do vídeo em sua gestão, Raimundão declarou estar pronto para prestar todos os esclarecimentos ao Ministério Público. Contudo, esse desabafo, feito durante seu programa de rádio semanal, mostrou sua visível contrariedade. O vereador Cláudio Luz e o ex-prefeito Manoel Santana sorriram diante das ameaças. Afirmam estar preparados. Abrem seus sigilos bancários e fiscais e desafiam que Raimundão, Mauro Macedo, Davi Macedo, Carlos Henrique, Diego Torquato e tantos outros suspeitos façam o mesmo. Cláudio Luz e Santana
querem a investigação e a verdade a todo custo.

Zezinho conquista Cariri
Avança o movimento pró-candidatura de Zezinho Albuquerque no Cariri, liderado pelo prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio – um dos mais próximos aliados do nome mais forte para ser ungido, hoje, candidato do PRO S e do governador Cid. Zezinho demonstra confiança com seu desempenho em uma eventual disputa na região sul contra o senador Eunício Oliveira, que é de Lavras da Mangabeira. O entusiasmo com as adesões recebidas é tão grande que Ronaldo Sampaio recebeu, publicamente, o reconhecimento do presidente da Assembléia. Na semana passada, Zezinho telefonou ao prefeito de Nova Olinda e agradeceu seu apoio. Confirmou o compromisso: se eleito, ampliará os investimentos do Governo do Estado, especialmente, na geração de empregos no Cariri. Ronaldo crê na indicação de Zezinho Albuquerque.

Tem gerado ciúme no grupo de situação do Crato, a desenvoltura do presidente da Câmara, vereador Luís Carlos. Mesmo não tendo sido reeleito, mantém uma agenda de aliado. 

Quem procura seu espaço dentro da gestão é o novo presidente Pedro Alagoano. Luiz Carlos avalia ainda convite para integrar a administração a partir de janeiro de
2015.

Mais um escândalo: a Câmara do Crato está sob a ameaça de uma nova denúncia sobre a doação de terrenos.O pedágio seria de 150 mil motivos quando se senta na mesa.

Vereador Normando Sóracles classificou como lorota e piada de mal gosto a notícia divulgada por amigos do prefeito Raimundo Macedo dando conta de que ele havia retirado sua pré-candidatura a deputado federal para apoiar Mauro Macedo, passando a ser candidato a deputado estadual.

O desabafo de Normando: “É uma grande mentira. Minha candidatura incomoda muito e esses boatos visam apenas confundir o eleitor. Estou pré-candidato a deputado federal e é irreversível.”

Desculpe a ignorância, é por causa do Pai, Filho e Espírito Santo que Juazeiro do Norte teve seis secretários de Saúde em 18 meses?

Coluna Rebate publicada esta semana no Jornal  do Cariri 

Nenhum comentário: