quarta-feira, 18 de junho de 2014

Textos políticos de Madson Vagner

URCA: Parabéns com ressalvas

Quatro municípios do Cariri comemoram junto com a Universidade Regional do Cariri (URCA), os 28 anos de criação da instituição. Na última semana a Universidade lembrou a data no campus do Pimenta em Crato. Estiveram presentes representantes dos campos de Crato, Juazeiro, Missão velha, Campos Sales, além de Iguatu. Os números chamam atenção pela grandiosidade. São mais de 10 mil alunos, em 27 cursos, oriundo de mais de 100 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Os estudantes lembram a falta de estrutura oferecida pela Universidade, principalmente, fora do Crato, cidade sede. Fora as reclamações, a data foi lembrada pelo deputado petista Camilo Santana na Assembleia Legislativa. No fim, podemos dizer que os parabéns são com ressalvas.

Araripe: Prefeito cassado

Parece que de tanto o prefeito de Araripe, Humberto Germano, falar em se aposentar, o TRE resolveu dar uma ajudinha e antecipar o desejo. Nessa segunda-feira, 16 de junho, o pleno do tribunal cassou o mandato do prefeito por seis votos a zero. Todos os juristas entenderam que Germano abusou do poder político contra o candidato da oposição, Giovane Guedes. O prefeito contratou 150 pessoas durante a eleição de 2012. O detalhe é que Germano venceu a eleição com uma diferença de 45 votos. Germano governa a cidade há quase duas décadas e não conseguiu entender que, mesmo usando a máquina, a população deu uma clara demonstração da vontade de mudar. Agora é esperar a nova eleição para saber se a mudança atinge o conceito ou apenas o nome. É esperar!

Mauriti: Câmara e Executivo em sintonia

Realmente a Câmara de Mauriti parece estar voando em céu de brigadeiro com a administração do prefeito petista Evanildo Simão. Na última semana a Casa legislativa aprovou em segundo turno e de forma unanime, mais um projeto de grande interesse do executivo. Os vereadores confirmaram, tanto nas comissões, quanto no plenário o projeto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2015. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), com vistas às diretrizes e metas definidas no Plano Plurianual (PPA), além do planejamento governamental de médio prazo e também eventuais regras sobre mudanças nas leis tributárias, de finanças e pessoal. Com maioria avassaladora na Câmara, o prefeito petista se destaca pela boa articulação. Diferente de outros colegas com imensas dificuldades com os legislativos.

Santana do Cariri: Antes tarde do que nunca

Parece que a falta de boas notícias vindas de Santana do Cariri tem deixado a prefeita Daniele Machado bem preocupada. Com um atraso de quase uma semana, finalmente, os servidores públicos municipais receberam, via notícia da assessoria de imprensa, que os pagamentos estavam nas contas. O pagamento que deveria ter sido feito até o quinto dia útil, entrou nas contas no dia 12. Mesmo com o atraso, a prefeita enalteceu, o que chamou, de compromisso de manter o pagamento em dia. Outro serviço atrasado que começou a ser feito pela prefeitura foi a recuperação das estradas da zona rural. Para justificar os atrasos, funcionários comissionados da prefeitura afinam os discursos na base do “antes tarde do que nunca”. O problema é que parte da safra já está sendo prejudicada pela falta de estrada.

Milagres: Tensão na Câmara

A tensão entre os grupos de oposição e situação na Câmara de Milagres está cada vez maior. Na última semana os vereadores Beto Miranda, do PMDB, e Jorge de Dona Iraci, do PP, quase foram às vias de fato. A discussão, que ocorreu durante pronunciamento de Jorge, foi interrompida pelo presidente da Casa, vereador Antônio Ede, do PMDB. Ele pediu mais respeito à Casa do Povo. Outros vereadores ressaltaram o baixo nível dos debates na Casa. A discussão, que parou a sessão, aconteceu depois que o vereador Jorge afirmou que os colegas da situação estavam tão preocupados com os R$ 24 milhões destinado ao esgotamento sanitário que deveriam jogar na Mega Sena. O vereador Beto respondeu dando inicio a discussão. O detalhe é que houve quebra de decorro de ambos os lados. Ninguém será punido!

Farias Brito: O custo da limpeza pública

Nas redes sociais é grade o destaque para a divulgação dos gastos da prefeitura de Farias Brito com a coleta do lixo domiciliar. No ano de 2013, os gastos ultrapassaram R$ 1 milhão. O serviço é prestado pela empresa MasterLimp que, vale salientar, foi a que mais faturou na gestão do prefeito Vandevelder Francelino. É bom ressaltar que Farias Brito tem apenas 19 mil habitantes e mesmo assim dedicou a 5ª maior despesa para o serviço. A oposição questiona os valores, mas a prefeitura não explica e tudo acaba ficando por isso mesmo. A despesa é tão significativa para um município do porte de Farias Brito que fica a frente de serviços com PSFs e com a Educação Infantil. Depois de tanta discussão e nenhuma resolução, a oposição não poderá reclamar de que a cidade está um lixo. Afinal de contas dinheiro não falta!

Enquanto isso no Cariri...

.,. E por falar em lixo, a população de Potengi tem reclamado sistematicamente do descaso com o tratamento do lixo da cidade. Segundo as reclamações, a demora na coleta tem ocasionado vários transtornos. O lixo é colocado nas calçadas e o caminhão não vem. O lixo acaba sendo espalhado pelos animais. O amanhecer é terrível!

... Mais 77 máquinas pesadas foram entregues a municípios do Ceará. O equipamento deve ser usado na abertura de estradas e na construção de açudes. No Ceará foram as últimas unidades entregues. Ao todo foram beneficiados 181 municípios. Agora é fiscalizar para não haver desvio de objetivo e função, como já aconteceu no Cariri.

... Durante a Caravana do PT em Quixeramobim o prefeito de Assaré, Samuel Freire, foi chamado, por várias lideranças da sigla, para uma conversa rápida. O motivo é o voto do prefeito no deputado Sineval Roque. Foram tantas as conversinhas que o semblante do prefeito já estava fechado. Ele garante que não muda.


... O PCdoB de Altaneira se encontrou na Câmara Municipal nesse domingo (15). Foi discutido o projeto eleitoral para este ano. Nas prioridades a manutenção das cadeiras do senador Inácio Arruda e dos deputados federais Chico Lopes e João Ananias. Foi reivindicada uma cadeira na Assembleia Legislativa. O nome é do caririense Rinaldo Landim. É o velho pragmatismo eleitoral comunista!

Coluna de Madson Vagner publicada no Jornal do Cariri desta semana

Nenhum comentário: