segunda-feira, 16 de junho de 2014

Festejos marcam 250 anos do Crato


Uma programação para a data histórica dos 250 anos do Crato será realizada no dia 21 de junho neste município. A cultura popular vai às ruas, com cortejo, além de desfile cívico para comemorar o aniversário, que acontece a partir das 5 horas da manhã. Os festejos estão a cargo da administração municipal da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e outras pastas. Desde janeiro deste ano, foi lançada uma série de ações para marcar a data, ocorrendo todos os dias 21, relacionadas à data festiva. Na ocasião, será aberta exposição a "Cara do Crato", retratando personalidades e figuras lendárias.
A data simbólica de uma das cidades mais antigas do estado do Ceará também conta com lançamentos. No último sábado um dos programas tipicamente populares, o Rapadura Culturarte, fez alusão aos 250 anos da Vila, com apresentação com banda cabaçal dos irmãos Aniceto.
A homenagem contou com o lançamento dos cordéis 'Versos ao Crato nos seus 250 anos', com poetas da Academia de Cordelistas do Crato. O evento aconteceu na praça Siqueira Campos, no Centro da cidade.
Já a abertura das comemorações no próximo sábado, começa com uma alvorada festiva como o repique dos sinos das igrejas e o toque dos tambores. Na praça da Sé, a partir das 7 horas, haverá o hasteamento das bandeiras e desfile cívico-militar pelas ruas do Centro, com a presença se autoridades o bolo dos 250 anos, com o programa Rapadura Culturarte na Praça da Sé.
Segundo a secretária, neste dia também será celebrado convênio com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realização de saraus de poesia. Umas das principais personagens da história da cidade, a heroína Bárbara de Alencar, receberá um busto em sua homenagem, que será afixado na praça da Sé, principal da cidade. Também será realizado um espetáculo em sua homenagem, às 15 horas.
O desfile de bandas e fanfarras acontece a partir faz 16 horas, e será realizado na rua Dr. João Pessoa, com o Grito Jovem pela Paz mundial, com a presença de participantes de entidades e escolas, além da tradição popular com os seus grupos, incluindo quadrilhas, maracatus, escolas de samba, batuques, vaqueiros, carroceiros, entre outros convidados dos municípios caririenses, além de Exu e Recife, no Pernambuco, e Fortaleza.
Encerramento
A programação continua à noite, com a Quermesse Cultural, na Rffsa, e final da 8ª Copa 21 de Junho de Futsal, na quadra Bicentenário. Haverá o programa Ceará Caboclo ao Vivo na Rffsa e shows musicais com grupos locais. O encerramento dos festejos será com o espetáculo "Ciranda de Todas as Artes e Aparição da Mãe D'água", com performance. Está prevista a inauguração do maior monumento erguido à Nossa Senhora de Fátima na cidade, com quase 53 metros, no bairro Barro Branco, durante o dia. A coração ocorreu há cerca de 10 dias, com a presença de cerca de 5 mil pessoas.
Segundo o memorialista e jornalista, Huberto Cabral, Crato completa 250 anos de Município, embora tenha sido criada muito antes, em 1640 por Frei Carlos Maria de Ferrara, capuchinho italiano, com implantação da Missão do Miranda e catequese dos índios Cariris. Em agosto de 1762 foi criado o Município e instalado no dia 21 de junho de 1764. Passou a cidade no dia 17 de outubro de 1853.
Para Cabral, os 250 anos é um marco para a história do Crato, como pioneiro na história do Brasil, como da Independência e República do Brasil, proclamada por José Martiniano de Alencar, no dia 3 de maio de 1817, Revolução Pernambucana. "O Crato é pioneiro em diversos setores, como o religioso, educacional e cultural, chagando a município modelo e ainda hoje 'Princesa do Cariri', pelo seu pioneirismo", diz. Cabral ainda destaca Bárbara de Alencar que liderou a Revolução Pernambucana com os filhos, José Martiniano de Alencar, Tristão Gonçalves e outros.
O jornalista destaca a garra do Crato em favor da Independência do Brasil. Para ele, a história do Município perpassa por momentos importantes do ponto de vista da história nacional. Com isso, segundo ele, houve esse grande reconhecimento, com registros também muito importantes da história da cidade, a exemplo dos livros escritos por Irineu Pinheiro, Padre Antônio Gomes de Araújo e J. De Figueiredo Filho. "Esse é um verdadeiro tripé de escritores e historiadores, como fundadores do Instituto Cultural do Cariri", relata.

Humberto Cabral defende a inserção dessa história do Crato, para que os alunos do ensino fundamental tenham acesso. "Temos uma trajetória muito importante e que merece ser trabalhada junto aos estudantes", ressalta. Um dos equipamentos onde pode ser vista parte dessa história, está no Museu Histórico do Crato, que há cerca de cinco anos encontra-se fechado. A reforma deverá se iniciada no local no próximo semestre. (E.S)

Nenhum comentário: