segunda-feira, 23 de junho de 2014

PT finalmente aceita ou não essa proposta do Cid?

A proposta de Cid Gomes é tentadora. Mas, não adianta. O PT quer mesmo eleger Guimarães ao Senado.

Veja o texto:

A proposta de renúncia de Cid Gomes agitou o cenário político cearense nas últimas horas. A estratégia foi sugerida pelo próprio governador durante uma conversa com Dilma Rousseff e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, como meio para por fim ao impasse na base de apoio à reeleição da presidente no Estado. De acordo com Cid, ele se desligaria do cargo e em seu lugar assumiria o deputado estadual Camilo Santana (PT). O parlamentar, por sua vez, também encabeçaria a campanha para o comando do Palácio da Abolição nos próximos 4 anos, tendo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque (PROS), como seu candidato a vice. Já o atual vice-governador, Domingos Filho (PROS), seguiria no pleito concorrendo para a vaga no Senado Federal.

A indicação surpreendeu a presidente Dilma, mas não repercutiu positivamente no Palácio do Planalto. A chapa apresentada bate de frente com as negociações que já vem sendo realizadas para a configuração das candidaturas que representarão o PT Ceará no pleito deste ano. Para o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, as indicações de Cid esbarram principalmente na candidatura de José Guimarães. Para o petista, a nomeação do deputado federal para a vaga no Senado é irreversível.

Mesmo com a resposta negativa, Cid pode insistir em sua tese. Hoje, em Brasília, ele participa da Convenção Nacional do PT, que oficializará a candidatura de Dilma à reeleição e confirmará as pré-candidaturas do partido nos Estados. É possível que o governador tente unir apoiadores para pressionar a revisão dos planos petistas.

Nenhum comentário: