quarta-feira, 18 de junho de 2014

Crato terá programação oficial com shows, inaugurações e desfile cívico-militar no aniversário dos 250 anos


A programação oficial de comemoração pelos 250 anos do Crato será realizada no próximo sábado, 21 de junho, data histórica para a cidade. Os festejos começam às 5 horas, com alvorada de fogos e repicar dos sinos das igrejas, além do toque dos tambores, pela manhã. Várias atrações estão previstas durante o dia, como desfiles, exposições, homenagens e apresentações artísticas.

Ainda pela manhã, a inauguração oficial do monumento dedicado à Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, acontece às 9 horas. Autoridades estaduais e municipais estarão presentes nesse evento que será uma realização do Governo do Estado, por meio da idealização do deputado estadual Ely Aguiar e parceria da Prefeitura local. Toda uma infraestrutura de atendimento está sendo planejada nas áreas social, de segurança e saúde. A estátua da santa receberá a bênção do bispo diocesano Dom Fernando Panico.

 Na noite anterior, na sexta-feira, 20, será realizado um grande show beneficente com atrações como o cantor José Augusto, Ítalo & Renno e Mocidade Forrozeira, que movimentam lado social da festa dos 250 anos. As apresentações começam às 22 horas, com entradas de 2 quilos de alimentos para a pista e duas latas de leite em pó para o frontstage. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Parque de Exposições do Crato. Os alimentos arrecadados serão doados às instituições filantrópicas.

A data simbólica de uma das cidades mais antigas do Estado do Ceará também conta com lançamentos. A exposição “A Cara do Crato’ com fotos de personalidades históricas da cidade será aberta na Rffsa. Também será lançado o cordel de 20 cordelistas da Academia dos Cordelistas do Crato, com ‘Versos ao Crato nos seus 250 anos’. O evento acontece na Praça Siqueira Campos, no Centro da cidade.

Cortejos cívico-militar e de grupos de tradição acontecem a partir das 16 horas

 Dezenas de grupos de tradição farão apresentação, com um grande cortejo pelas ruas do Centro. Umas das principais personagens da história da cidade, a heroína Bárbara de Alencar, será homenageada com uma intervenção, à noite na Reffsa. O desfile cívico-militar e das bandas e fanfarras acontece a partir das16 horas, e será realizado na rua Dr. João Pessoa, com o Grito Jovem pela Paz mundial, e a presença de participantes de entidades e escolas. Em seguida entram em cena as quadrilhas juninas, maracatus, escolas de samba, batuques, vaqueiros, carroceiros, entre outros convidados dos municípios caririenses, além de Exu e Recife, no Pernambuco, e Fortaleza.

A programação continua à noite, com a Quermesse Cultural, na Rffsa, e final da 8ª Copa 21 de Junho de Futsal, na quadra Bicentenário. Haverá o programa Ceará Caboclo ao Vivo na Rffsa, às 20 horas, e shows musicais com grupos locais. O encerramento dos festejos será com o espetáculo ‘Ciranda de Todas as Artes e Aparição da Mãe D’água’, com performance, previsto para meia-noite.

Confira programação do dia 21 de junho

5 horas – Salva de fogos, badalar de sinos e toque dos tambores de todas as instituições religiosas

8 horas – 66ª Corrida Ciclística 21 de junho – Saída da Praça da Expocrato

9 horas – Inauguração da Santa Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Barro Branco

10 horas – Pronunciamento do sr. Prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, pela Rádio Educadora

15 horas – Rapadura Culturarte e performances – na Praça da Sé

16 horas – Premiação do Festival Estudantil 250 anos da educação e desfile de Bandas e Fanfarras – Palanque Praça da Sé

17 horas – Grande desfile

Cultural: Índios Cariris, Grito Jovem, Associações Culturais, Escola sdos Distritos e de Samba, Tradição Popular, Quadrilhas, Terreiros, Maracatus e Batuques, Vaqueiros, Carroceiros, Ciclistas e demais convidados.
Municípios convidados: Exu, Recife e Fortaleza.
Cívico-militar: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Maçonaria e Escoteiros, Banda de Música, Banda de Música Mirim.
Saída: RFFSA e Praça São Vicente
Percurso: Bárbara de Alencar, Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde e Praça da Sé.
Retorno: RFFSA

19 horas – Bolo dos 250 anos com show pirotécnico – Praça da Sé

19h30min – Final da Copa 21 de Junho de Futsal – Quadra Bicentenário

19h30min – Apresentação Dança/Teatro Só no Crato mesmo – RFFSA

19h50min – Apresentação grupo Flor do Cariri – RFFSA

20horas – RFFSA Cultural. Sarau de Poesias e Cordel. Exposição “A Cara do Crato” – RFFSA

20h10min - Intervenção Bárbara- Onde vivem os heróis – RFFSA

20h30min – Programa Ceará Caboclo ao vivo da RFFSA, leitura do Cordel comemorativo e apresentações artísticas

22h30min – Shows musicais com artistas cratenses - RFFSA

00h – Ciranda de todas as Artes e Aparição da Mãe D’água - RFFSA

Nenhum comentário: