quinta-feira, 26 de março de 2015

Campanha “Quem ama o Crato cuida” quer ajudar comunidades a manterem os bairros limpos


A campanha “Quem ama o Crato cuida” teve início na última semana e tem como objetivo conscientizar as comunidades urbanas e rurais sobre a melhoria da qualidade de vida, investindo na limpeza dos bairros e na participação popular.

A campanha é articulada pela Prefeitura, através de uma série de secretarias que trabalham em ações conjuntas.

Atualmente a campanha atende o Bairro Seminário, que recebe a urbanização da Encosta do Seminário, feita pelo Governo do Estado, Banco Mundial e Prefeitura, bem como, obras de saneamento básico feitos pela Prefeitura e Governo Federal.

No Bairro Seminário, na última sexta-feira foi feito um mutirão de limpeza com cerca de 50 homens da Secretaria de Serviços Públicos deixando o Seminário mais limpo.

A ação, segundo o secretário Antônio de Mano, contou com apoio da população que colocou o lixo nas calçadas para que a limpeza geral do bairro fosse feita.

A campanha “Quem ama o Crato cuida”, após fazer suas ações no Bairro Seminário vai para o Bairro Batateiras.

Abaixo entrevista com o coordenador da campanha “Quem ama o Crato Cuida”, Dhiones Gomes.

Fala um pouco sobre a campanha quem ama o Crato cuida
Na verdade, é uma campanha articulada por uma comissão formada por várias secretarias municipais do Crato, como meio ambiente, educação, saúde, ação social, além do SESC, SENAC e SAAEC que estão envolvidos. É uma campanha de mobilização da comunidade, a gente está levando informações sobre o impacto que o saneamento básico causa na saúde da população. Então, estamos iniciando essa campanha no Bairro Seminário, pois este bairro hoje vive uma realidade diferenciada, pois está tendo a recuperação da encosta do Seminário e essa obra da encosta está puxando o saneamento básico para as ruas do município. A gente, então, tem que passar essa informação de como a cultura a partir dessa obra vai ser mudada. Antigamente a gente tinha uma cultura que algumas pessoas colocavam o lixo no vulcão, na voçoroca, hoje não, essa voçoroca, uma verdadeira cratera na cidade, foi aterrada, e hoje a gente tem que deixar o lixo na calçada para a coleta de lixo passar, todas as segundas, quartas e sextas-feiras da semana. Então, o objetivo da campanha é justamente tentar sensibilizar para essa nova cultura no Bairro Seminário, de deixar a comunidade sempre  limpa e com melhor aspecto.

Mudança de hábito?
Isso. Mudança de hábitos, Essa e a palavra chave para essa ação.

A população pode ajudar como?
Primeiramente, fazendo uma breve inspeção sanitária em sua própria residência. Cuidando de seus depósitos, fazer a retirada de pneus velhos, virar garrafas para evitar o aparecimento de mosquito da dengue. A prevenção é o melhor remédio. A população pode ajudar também condicionando o lixo de forma correta, colocando na porta da residência, na calçada, nos dias da coleta. Os agentes comunitários de saúde estão passando nas residências para informar os dias da coleta do lixo e para informar a responsabilidade que cada cidadão tem para manter o Crato limpo e para manter nossa qualidade de vida.

Depois do Seminário continua a campanha em outras comunidades?
Sim. É uma ideia. Provavelmente no Bairro Batateiras. Está sendo estudado e depois que terminarmos o trabalho aqui no Seminário, e a obra for concluída faremos uma intervenção provavelmente no Bairro Batateiras, e outros bairros do Crato serão também atendidos.

QUEM AMA O CRATO CUIDA


A campanha “Quem ama o Crato cuida” foi lançada no último dia 17 de março numa ação realizada na Praça Dona Ceicinha, no Bairro Seminário. A ação reuniu diversas secretarias municipais, o SESC, SENAC, a CDL, a SAAEC atendendo a comunidade  com diversos serviços sociais.

Nenhum comentário: