terça-feira, 17 de março de 2015

Informações da Universidade Regional do Cariri - Urca

XVII Semana de História será aberta na noite desta segunda-feira, na URCA

Foi aberto na noite de ontem  em solenidade no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a XVII Semana de História. O evento constará de mesas redondas, simpósios temáticos, mini-cursos e palestras. O tema central do evento será História: Diversidades e Representações e Ensino
A semana de História é um evento realizado pelo Centro Acadêmico e o Departamento de História da URCA com o objetivo de promover aos alunos, professores e comunidade em geral, um momento de reflexão acerca de temas do cotidiano social paralelo aos desafios, avanços e recuos que envolvem a disciplina de história em sua consequente dimensão intrínseca de ensino e de pesquisa. Além da oportunidade de interação com profissionais e alunos de outras Instituições de Ensino Superior e Redes de Educação Básica, fomentando a troca de experiências e o conhecimento mútuo de novos métodos.
 Os últimos temas da semana de história discutiram sobre as novas abordagens e percursos da História tendo como discussão a produção historiográfica brasileira nos últimos 30 anos e os novos métodos e problemas no desenvolvimento da pesquisa histórica, apresentando como recorte a região caririense. O tema a ser debatido traz uma continuidade às discussões pertinentes à produção de conhecimento histórico.

Unidade Descentralizada de Iguatu realiza Colação de Grau

A Unidade Descentralizada de Iguatu da Universidade Regional do Cariri - URCA, realizou nesta sexta-feira, dia 13/03, no Auditório do Diocesano Hotel a Solenidade de Colação de Grau para 100 formandos. Já somam em 1143 os concludentes formados pela Unidade. A Comunidade Acadêmica da Unidade entregou à Reitora e ao Vice-Reitor, Patrício Melo, comendas em reconhecimento pela dedicação de ambos à Consolidação da Unidade.

A solenidade foi presidida pela Reitora, Professora Otonite Cortez, com a presença do Vice-Reitor, Patrício Melo.

Em seu discurso, Professor Ivo Ferreira, destacou a luta desta Reitoria para que a Unidade se estabelecesse regularmente integrada à Universidade. "Para além da gratuidade, a contribuição de Otonite e Patrício foi decisiva para que tivéssemos Contratação de Professores através de Seleção Pública realizada pelos Departamentos da Universidade e conquistas expressivas para que estivéssemos em um patamar infinitamente superior daquele quando recebemos a Unidade. As diligências para a compra de equipamentos, mobiliários, academia para Educação Física, acervo bibliográfico, entre outras, foram pautas prioritárias deste Reitorado". Destacou ainda o acesso a Bolsas de Estágio, Pesquisa e Extensão, Auxílios concedidos para assistência estudantil, a licitação para o fornecimento de refeições para os alunos e o reconhecimento de todos os cursos da Unidade com avaliação satisfatória.


.

Nenhum comentário: