quarta-feira, 18 de março de 2015

Crato debate mobilidade urbana

A necessidade de se construir mecanismos que garantam a efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, bem como a criação de ciclofaixas e ciclovias, neste município, foi o tema da audiência pública, realizada no início desta semana, na Câmara Municipal.
A reunião, que contou com a participação de vereadores, representantes de grupos de ciclistas, da Universidade Regional do Cariri (Urca), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e das secretarias municiais de Meio Ambiente e Cidade, também expôs a urgência em relação à revisão do Plano Diretor do Município, bem como da criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A Lei Nº12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, determina como atribuições aos municípios com índice populacional acima de 20 mil habitantes a criação do Plano de Mobilidade Urbana, integrado e compatível com os respectivos planos diretores, no prazo máximo de três anos da vigência da Lei.
Estabelece, ainda, que os municípios que não tenham elaborado o Plano na data de sua promulgação contarão com o prazo máximo de três anos de sua vigência para fazê-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Embora o município já tenha aprovado, por meio da Lei Municipal Nº 2.844/2013, a criação do Sistema Cicloviário, que prevê a instituição da rede viária para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento, bicicletários e paraciclos, não há, até o momento, nenhum destes equipamentos construído como forma de se garantir as condições seguras para a prática do ciclismo e do uso da bicicleta como meio de locomoção diária.

Nenhum comentário: