domingo, 29 de março de 2015

Crato poderá ser um dos municípios da região a receber a Casa do Patrimônio



Uma equipe do Instituto Brasileiro de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE) esteve no Município do Crato para avaliar as condições necessárias ao processo de implantação da Casa do Patrimônio. O Município é um dos candidatos a receber o órgão que terá um papel regional diante da valorização do patrimônio cultural e histórico do Cariri.

Os técnicos foram recepcionados pela Secretária de Cultura, Dane de Jade, que vem acompanhando todo o processo. Ela disse que a proposta inicial seria implantar a Casa do Patrimônio na residência que pertenceu ao artista plástico Vicente Leite, na Avenida Lavras da Mangabeira, no bairro Seminário, mas os técnicos acreditam que seria interessante uma área mais centralizada na cidade.


 Segundo Dane, uma das alternativas pensadas foi a casa do maquinista, conjunto da estação ferroviária, que está na lista para ser um dos patrimônios históricos tombados do Crato. Caso isso ocorra, ela disse que a secretaria será transferida para outra localidade. Ainda conforme a secretária, seria de grande relevância a implementação da Casa do Patrimônio do Iphan no Cariri, que inclusive fez parte de uma das reivindicações apresentadas ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, por meio da Carta Proposta por vários municípios da região, em recente vinda dele ao Município.

Nenhum comentário: