quarta-feira, 18 de março de 2015

Crato tem fortalecidas medidas protetivas, com inauguração do Centro de Referência da Mulher




Mais fortalecimento às medidas protetivas em favor das mulheres em Crato. Para isso, foi inaugurada na noite de ontem no Município o Centro de Referência da Mulher (CRM). A solenidade de inauguração aconteceu em frente ao prédio onde estará em funcionamento o Centro, no bairro Pinto Madeira. A casa de atendimento às mulheres em casos de violência recebeu o nome da Professora Maria Yara de Brito Gonçalves, ex-secretária de Educação assassinada no Crato nos anos 90. A morte violenta, causada pelo ex-companheiro, causou grande repercussão e Yara passou a ser um símbolo de luta pelos direitos das mulheres na cidade.

Familiares da homenageada participaram da solenidade e a representante da família, Lúcia Maria Brito Gonçalves, recebeu uma placa de honra ao mérito do prefeito do Carto, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que ressaltou a relevância da conquista. Segundo Ronaldo, é importante que o respeito pela mulher, que tem ocupado tantos postos importantes na sociedade, seja imperativo. “O Crato deve ser uma referência no Cariri nessas conquistas”, disse.

O evento foi aberto pela primeira-dama do Crato, Gil Mattos. Ela fez uma referência à conquista das cidadãs cratenses. “É também um compromisso do prefeito o apoio à luta das mulheres cratenses”, disse.  Para a primeira-dama, o caso relacionado à Professora Yara passou a ser um divisor de águas das políticas para as mulheres.  O equipamento é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e será voltado para o atendimento, apoio e orientação da mulher, com profissionais especializados como psicólogos, assistentes sociais e advogados.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisangela Rodrigues, o Centro de Referência da Mulher está dentro das ações de enfrentamento da violência contra a mulher. Atualmente, atendimentos a 74 mulheres vinham sendo realizados no Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Todas serão transferidas o novo órgão. “O equipamento irá fortalecer mais a luta de enfrentamento e combate da violência”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher Cratense, Francisca Alves, disse que o projeto para a criação do Centro de Referência foi realizado há vários anos, com a inserção de mulheres de luta do Município. No Estado do Ceará já foram implantados 16 Centros de Referência da Mulher. O próximo passo, segundo Francisca Alves, é a implantação de uma Vara Especial de Medidas Protetivas, necessária para atender em tempo hábil às mulheres vítimas de violência no Crato. “É importante que as mulheres saibam dessa conquista, resultado da luta das mulheres. Só lutando é que a gente consegue chegar a algum lugar”, ressalta.

O local contará com uma estrutura essencial do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar. O equipamento deverá exercer o papel de articulador dos serviços governamentais e não governamentais que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero.

O Centro de Referência da Mulher irá funcionar de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O disque denúncia estará disponível pelos telefones: (88) 3521.6321/3521.8117/3102.1250


Nenhum comentário: