quarta-feira, 18 de março de 2015

Ações de combate a tuberculose são realizadas em Crato



A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose está desenvolvendo atividades alusivas a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.

Hoje, quarta-feira, 18 será realizada uma capacitação sobre a tuberculose, características, atendimento e tratamento para profissionais da atenção básica e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF. Esse mesmo treinamento acontecerá para os profissionais do Centro de Referência em Assistência Social  CREAS , na próxima terça, dia 24.

Segundo a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato,  Nágela Garcia essas habilitações tem o intuito de instruir os profissionais a promover um atendimento especializado a pacientes com a doença “Os profissionais saberão identificar os sintomas respiratórios, de realizar exames, bem como direcionar o paciente para uma unidade básica de saúde onde ele terá o tratamento de forma gratuita” explica. Nesse contexto a Mobilização Social estará organizando atividades em todas as unidades de saúde do município voltadas em especial para o tema.  “Os profissionais das unidades básicas de saúde estarão desenvolvendo ações voltadas para a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, com atendimento especializado, material educativo e orientação em relação ao tratamento” orienta a Coordenadora da Mobilização Social do Crato, Iracema Mariano.

Além disso, no dia 24, o Dia D de Luta Contra a Tuberculose profissionais da Secretaria de Saúde estarão empreendendo uma ação onde serão abordadas pessoas em situação vulnerável, por exemplo moradores de rua. Essa ação será realizada a partir das 18h no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA onde serão fornecidas orientações educacionais acerca da doença, contágio e tratamento, serão feitos exames e em seguida será servido um sopão.

De acordo como Secretário Municipal de Saúde Lucimilton Macedo ações como essa solidificam o compromisso da Secretaria de Saúde em primar pela qualidade de vida de toda a população.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch que tem grandes chances de cura quando o tratamento é realizado corretamente. A doença afeta principalmente os pulmões mas pode afetar qualquer outra região do corpo.



Nenhum comentário: