terça-feira, 31 de março de 2015

Crato desenvolve ações diárias contra doenças endêmicas



O Ministério da Saúde vem intensificando as atividades de aperfeiçoamento das ações contra dengue e febre chikungunya em todo o Brasil. Entre as medidas seguidas está o acompanhamento da situação epidemiológica junto aos estados e municípios. 
Para se debater com mais profundidade o combate a doenças endêmicas será realizado hoje, dia 31 de março e na quarta-feira, 1º. de abril  a Reunião Macrorregional Norte e Nordeste, sobre dengue e chikungunya em Brasília.

O encontro reunirá representantes, gestores e técnicos, das secretarias estaduais e municipais de saúde das regiões. Além dos estados, participam representantes de municípios com mais de 100 mil habitantes. A ideia é promover o debate a respeito da situação epidemiológica da dengue e da febre chikungunya no Brasil, aspectos clínicos, de vigilância e de diagnóstico das doenças, além dos desafios e perspectivas da vigilância epidemiológica.

Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Crato, Danielle Norões, que representará o município no encontro, as reuniões Macrorregionais são estratégicas para o planejamento e fortalecimento das ações de combate à dengue. “Estarei representando o município do Crato na busca de informações atuais, bem como de estratégias eficazes de combate a essas endemias” explica.

É importante salientar que as informações obtidas nessa reunião serão  disponibilizadas para todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Crato, bem como todos os Agentes Comunitários de Saúde em uma sensibilização que acontecerá no próximo dia 7 de abril a partir das 13h30min no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes Gervasieu.

De acordo com a coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano a Secretaria Municipal de Saúde estará enfatizando um plano de contingência em relação as endemias: leishmaniose, dengue e chikungunya no que diz respeito a reforço na comunicação e mobilização social, vigilância epidemiológica, assistência para garantir diagnóstico precoce e tratamento.

O secretário de Saúde do Crato Lucimilton Macêdo alerta que a gestão municipal vem desenvolvendo um trabalho cotidiano em relação ao combate as doenças endêmicas unindo os setores de Vigilância epidemiológica, Zoonoses, Endemias, bem como com o auxilio dos agentes comunitários de saúde, profissionais da Estratégia de Saúde da Família, Coordenação da limpeza pública entre outros.

“Realizamos o trabalho de forma ativa e diária, mas precisamos do apoio da comunidade para a eficácia na prevenção e combate a doenças” conclui Lucimilton Macedo.


Nenhum comentário: