terça-feira, 24 de maio de 2016

Cariri aprendeu mais de 15 por cento das armas no CE

Com quase dez anos desde que criado, o Estatuto do Desarmamento estabelece regras para o porte de arma de fogo. Apesar disso, casos de porte irregular são frequentemente registrados. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, 302 armas foram apreendidas nos quatro primeiros meses do ano na Área Integrada de Segurança (AIS) 11, que integra 25 municípios da região. O número representa 15,23% de todo Ceará, que contou com 1982 apreensões. 

Segundo o Major Victor Emanuel, subcomandante do 2º Batalhão Policial Militar de Juazeiro do Norte, os resultados positivos na segurança decorrem de ações realizadas como abordagens e blitzes, por exemplo. Como citou, ações do policiamento ostensivo, ambiental e de divisas, além da atuação do Raio, são os responsáveis pelo número de apreensão de armas. “Apreendendo armas e prendendo pessoas que as possuam de forma irregular, a gente quer diminuir roubo e também homicídio”, explica o Major. 

Em relação aos crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, a AIS 11 registrou 107 casos nos quatro primeiros meses de 2016. A intenção é que, no decorrer do ano, os índices sejam inferiores aos registrados em 2015, que teve 299 crimes. 

De acordo com o agente da Polícia Federal Everado Camurça, a procura por novas autorizações de porte é superior às devoluções voluntárias de armas, através da Campanha de Desarmamento. Dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) na Delegacia apontam que, em todo Ceará, foram expedidos 314 registros de novas armas para pessoas físicas e segurança privada, do início do ano até o último dia 17. O índice é 352% superior ao total de armas devolvidas em todo ano anterior, que foi de 89 armas. O Sinarm funciona na Polícia Federal e está aberto para os interessados em devolverem suas armas. Os voluntários, além de receberem indenização pelo ato, contribuem para a campanha da paz, realizada continuamente. Para mais informações, contate o Sirnam através do número (88) 3311-3218.

Nenhum comentário: