segunda-feira, 23 de maio de 2016

Protestos nas ruas de SP e RJ contra governo Temer

As principais vias do Centro do Rio de Janeiro foram tomadas ontem por grupos contra o governo do presidente em exercício Michel Temer. Sob o sol do dia limpo, a passeata partiu da praça em frente à Igreja da Candelária e percorreu cerca de 1,2 quilômetro até o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Educação e de órgãos do Ministério da Cultura no Rio, onde artistas e ativistas do setor cultural fazem uma ocupação. 

O protesto, intitulado "Temer, jamais: resistir nas ruas por direitos", reuniu movimentos sociais e sindicais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, a Central Única dos Trabalhadores e a União da Juventude Socialistas. Os organizadores do ato pretendiam protestar no mesmo dia da inauguração do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas o evento foi adiado pela Prefeitura. Em discurso, o deputado Alencar disse que a sigla do VLT deveria ser lido ao contrário: "trabalhador na luta vence".

Vizinhança pichada

Manifestantes se concentraram na noite de ontem nas ruas do entorno da praça em frente à casa do presidente da República em exercício, no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo. Os manifestantes picharam muros de casas da vizinhança com frases contra Temer. O presidente em exercício saiu de casa, porém, antes da chegada dos grupos. Por volta das 14h40, Temer deixou sua residência para embarcar para Brasília. Na manifestação, os participantes carregavam faixas com dizerem como "Construindo o Poder Popular" e com símbolos de entidades com a CUT.

- Diário do Nordeste

Nenhum comentário: