terça-feira, 31 de maio de 2016

Chefe do Ministério da Transparência no Ceará entrega o cargo em ato contra ministro

O chefe do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle no Ceará, Roberto Vieira Medeiros, entregou o cargo nesta segunda-feira (30). A demissão ocorreu seguindo o protesto contra as mudanças no órgão e a permanência do ministro Fabiano Silveira à frente da pasta. O presidente interino Michel Temer (PMDB) extinguiu a antiga Controladoria Geral da União, passando as responsabilidade do antigo órgão para o Ministério da Transparência.
Neste domingo (29), o programa Fantástico, da Globo, divulgou áudios do presidente da Transpetro Sérgio Machado com gravações de Silveira. O ministro teve críticas à Operação Lava Jato e orientações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), sobre como enfrentar as investigações.
Nesta manhã, analistas e técnicos de finanças e controle realizaram ato pedindo a exoneração do ministro, impedindo a entrada de Silveira na sede da pasta. "Não tem como manter o ministro nessa situação. Estamos conversando com as chefias e já tem vários querendo entregar os cargos até que o ministro seja exonerado", disse Rudinei Marques, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle.
Outros estados
Segundo o sindicato, todos os 26 chefes regionais colocaram os cargos à disposição. No total, 250 servidores em funções de chefia colocaram seus cargos à disposição nesta segunda.

Nenhum comentário: