quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Projeto que alia química e diversão realiza apresentações em escolas do Cariri

Escolas de Juazeiro do Norte e região estão tendo a oportunidade de receber um dos projetos de destaque nas ciências, o Quimidiverte, que tem sido responsável por mostrar o lado prazeroso do aprendizado de Química, desenvolvido por professores da Estácio FMJ e alunos do curso de Farmácia. Diversas apresentações estão sendo realizadas pela equipe. Escolas que desejam conhecer o projeto devem entrar em contato com a coordenação, que realiza o agendamento, de acordo com o calendário letivo.

O Quimidiverte é um projeto de extensão da Estácio-FMJ, coordenado pelas professoras de química Patrícia Pinheiro e Sheyla Xenofonte. Ele nasceu da necessidade de ensinar e aprender química de forma divertida, lúdica e com a responsabilidade da informação descodificada. Este projeto busca aproximar os alunos, levar a uma maior intimidade com a Química de forma interativa e dinâmica.

Através de “mágicas”, teatro e muita história, o Quimidiverte busca romper as barreiras que distanciam os estudantes dessa ciência primordial na construção do conhecimento e na formação profissional.

Segundo a professora Patrícia Pinheiro, o Quimidiverte passa a ser uma ferramenta facilitadora de manusear o conhecimento formal, unindo teoria e prática na interface com o teatro. “Isso repercute nos aparatos cognitivos dos alunos, estimulando o desenvolvimento crítico, relacionado aos conteúdos apresentados em sala de aula, facilitando a absorção do conhecimento”, explica.

Com um calendário de atividades para o desenvolvimento durante o semestre, o Projeto de Extensão da Estácio FMJ, o Quimiverte, realizou recentemente apresentações em escolas de Juazeiro do Norte, no Complexo Cultural Schoenberg.

Para a professora Sheyla, é possível mostrar que as metodologias empregadas no aprendizado, podem ser mais atrativas para os alunos. Ela ressalta que desde o início do desenvolvimento do projeto, é possível avaliar um desempenho maior dos estudantes na faculdade. “Por trás das fórmulas incríveis, eles se sentem estimulados, com o fascínio do aprendizado”, afirma.

Informações:
O projeto pode ser levado às escolas para quem deseja conhecer mais de perto o trabalho. Mais informações, pelo telefone (88): 3572.7810.

Nenhum comentário: