terça-feira, 3 de junho de 2008

LISTA SUJA DO TCM: O ACONTECIMENTO DO ANO

Muita coisa já aconteceu na política cearense este ano. Alguns acontecimentos, inclusive pegaram todos se surpresa. Mas essa chamada lista suja do TCM entregue ontem pelo conselheiro Ernesto Sabóya para a chefe da Procuradora geral do Estado Socorro França foi uma bomba de mil megatons no colo de alguns políticos.

Aqui no Cariri não poderia ser diferente a repercussão e alguns nomes já bem conhecidos do TCM. Agora, com toda certeza, já deve ter um monte de advogados sendo contratados, e alguns já estavam contratados, como bem divulgou o ex-prefeito Walter Peixoto, para defender com unhas e dentes o direito de ter registro e se candidatar.

Acredito que se houver justiça nesse País, e acredito com sinceridade que existe, está na hora de se impedir candidaturas de políticos que tenham o nome sujo, que tenham processo por improbidade administrativa.

A moralização da política deve partir da sociedade, pois, os políticos não querem isso. Essa lista suja do TCM é o acontecimento do ano, e esperamos apenas que as instituições mantenham no limbo do esquecimento políticos que passaram por administrações apenas para se beneficiar e beneficiar grupos particulares.

2 comentários:

Barbara Siebra disse...

Parabenizo o TCM do Ceará pela publicação da lista e espero que a Justiça Eleitoral cumpra o seu papel. É nesse momento que reconheço valer a pena lutar pelo fortalecimento da democracia em nosso país. Num passado recente era inimaginável algo assim. Compreendo que exista alguma falha na inclusão de alguns nomes; também sei que muitos gestores ficaram de fora. Mas é um grande avanço e espero que os atuais e futuros "homens públicos" tomem isto como lição.
O TCM fez a sua parte aqui no Ceará. Que sirva de lição para as demais unidades federativas. É sempre bom lembrar que o fim da escravidão se iniciou por nosso estado. Como disse, é um começo, a sociedade precisa continuar atenta para se beneficiar verdadeiramente dessas ações, que infelizmente são raras. PARABÉNS TCM DO CEARÁ!!!
Só um pequeno conserto no título da matéria, o Tarso, na pressa de postar o texto, esqueceu de colocar os dois pontos (:) após a palavra "SUJA". Da forma como está escrito parece que a lista suja o "acontecimento do ano".
Valdetário Brito.
Recife (PE), 04.06.2008

Tarso Araújo disse...

Obrigado pela correção, foi um erro mesmo. VAldetário tem razão, uma lista dessas apenas fortalece os instrumentos para garantia da democracia. Corrupção é uma arma para o caos.