Muita coisa já aconteceu na política cearense este ano. Alguns acontecimentos, inclusive pegaram todos se surpresa. Mas essa chamada lista suja do TCM entregue ontem pelo conselheiro Ernesto Sabóya para a chefe da Procuradora geral do Estado Socorro França foi uma bomba de mil megatons no colo de alguns políticos.
Aqui no Cariri não poderia ser diferente a repercussão e alguns nomes já bem conhecidos do TCM. Agora, com toda certeza, já deve ter um monte de advogados sendo contratados, e alguns já estavam contratados, como bem divulgou o ex-prefeito Walter Peixoto, para defender com unhas e dentes o direito de ter registro e se candidatar.
Acredito que se houver justiça nesse País, e acredito com sinceridade que existe, está na hora de se impedir candidaturas de políticos que tenham o nome sujo, que tenham processo por improbidade administrativa.
A moralização da política deve partir da sociedade, pois, os políticos não querem isso. Essa lista suja do TCM é o acontecimento do ano, e esperamos apenas que as instituições mantenham no limbo do esquecimento políticos que passaram por administrações apenas para se beneficiar e beneficiar grupos particulares.
2 comentários:
Parabenizo o TCM do Ceará pela publicação da lista e espero que a Justiça Eleitoral cumpra o seu papel. É nesse momento que reconheço valer a pena lutar pelo fortalecimento da democracia em nosso país. Num passado recente era inimaginável algo assim. Compreendo que exista alguma falha na inclusão de alguns nomes; também sei que muitos gestores ficaram de fora. Mas é um grande avanço e espero que os atuais e futuros "homens públicos" tomem isto como lição.
O TCM fez a sua parte aqui no Ceará. Que sirva de lição para as demais unidades federativas. É sempre bom lembrar que o fim da escravidão se iniciou por nosso estado. Como disse, é um começo, a sociedade precisa continuar atenta para se beneficiar verdadeiramente dessas ações, que infelizmente são raras. PARABÉNS TCM DO CEARÁ!!!
Só um pequeno conserto no título da matéria, o Tarso, na pressa de postar o texto, esqueceu de colocar os dois pontos (:) após a palavra "SUJA". Da forma como está escrito parece que a lista suja o "acontecimento do ano".
Valdetário Brito.
Recife (PE), 04.06.2008
Obrigado pela correção, foi um erro mesmo. VAldetário tem razão, uma lista dessas apenas fortalece os instrumentos para garantia da democracia. Corrupção é uma arma para o caos.
Postar um comentário