terça-feira, 5 de agosto de 2008

COLUNA DONIZETE ARRUDA DE HOJE

Deputado cobra Governo
A voz mais crítica de oposição na Assembléia Legislativa está incomodada com o desprezo ao apelo por paz enviado pela população de Milagres. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado Heitor Férrer, não compreende o silêncio do secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro e faz sua cobrança: “ é inaceitável que com o cenário de medo que predomina na cidade de Milagres, o secretário Roberto Monteiro não tenha ido ao Município oferecer a mão amiga do Estado para proteger o povo que está indefeso”. Heitor promete fazer uma visita a Milagres nesta semana para cobrar o fim da violência ao Governo Cid, mas antes levará o assunto ao plenário da Assembléia Legislativa.

Faltas que atrapalham
Três deputados federais do Ceará estão entre os que mais faltaram a sessões na Câmara Federal. São eles: Ciro Gomes, com 33 faltas, Manoel Salviano com 14 e Gorete Pereira com 13. A ausência deles em percentual é a seguinte: Ciro faltou a 53,4%, Salviano a 22,2% e Gorete com faltas equivalentes a 20,6% das sessões no plenário da Câmara. Ciro está entre os dez mais faltosos, ocupando o sétimo lugar nesse triste ranking. Já Salviano e Gorete Pereira figuram na lista dos 26 deputados federais que faltaram a mais de 20% das sessões. Com certeza, o trio tem explicações para não terem comparecido ao trabalho em Brasília.

Adauto entra em cena
Carlos Cruz está confiante com sua candidatura. Esteve em Brasília articulando apoios. Também conversou com o governador Cid Gomes em Fortaleza. Depois dessas reuniões, CC conseguiu outro reforço a sua candidatura a prefeito. O ex-governador Adauto Bezerra anunciou que vai participar ativamente da coordenação da campanha, dividindo seu tempo entre Juazeiro do Norte e Fortaleza, onde comanda com sucesso o BIC Banco. Adauto avalia que a polarização entre o deputado Manoel Salviano e o médico Manoel Santana pode favorecer a vitória de Carlos Cruz que, quando prefeito, fez uma grande administração.

Destino no TRE
A campanha de Manoel Salviano distribuiu um panfleto por toda Juazeiro onde ataca a decisão judicial de impedir o registro de sua candidatura a prefeito. Alega que tentam barrar quem trabalha a favor do povo. No documento, não responsabiliza diretamente a Justiça Eleitoral pela impugnação imposta sob a alegativa de dupla filiação partidária. Salviano prefere isso sim, acusar seus adversários, sem nominá-los, por terem ingressado com a ação para frustar sua candidatura. Mas, no plano jurídico, Salviano a conselho do senador Tasso Jereissati contratou o advogado Djalma Pinto que recorreu contra a sua impugnação ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE). Mesmo sem registro deferido, Salviano poderá continuar em campanha, pois recorreu da decisão da Justiça Eleitoral.

PT promete troco
O presidente municipal do PMDB de Juazeiro, Edilson Oliveira, distribuiu uma carta aberta ao povo em defesa de Manoel Salviano. Quem ficou inconformado com essa atitude do PMDB de Juazeiro foi o deputado federal José Guimarães, que esperava solidariedade do PMDB, já que Salviano é do PSDB e não é da base do Governo Lula. O clima de revolta pesou porque o PT assumiu o compromisso – que pode ser reavaliado em 2010 –de votar na candidatura do PMDB para senador. Se depender do candidato Manoel Santana, esse acordo com certeza será reexaminado mais adiante. Santana considera inaceitável de líderanças do PMDB estadual em seu palanque e a recusa do Partido de se coligar com o PT em Juazeiro do Norte.

Campo de batalha
A política provocou a ruptura da amizade de mais de dez anos do deputado federal Arnon Bezerra e do ex-deputado estadual Giovani Sampaio. O estopim para a briga foi o apoio de Arnon a candidatura de Manoel Salviano. Segundo Arnon, Giovani tem faltado com a verdade e feito ataques desonestos a sua pessoa. Giovani nega ter atacado Arnon. Confirma, entretanto, ter um verdadeiro arsenal de acusações contra a candidatura de Salviano. Sustenta ser vítima dos aliados de Salviano que tentam intrigá-lo contra Arnon, até porque continua o admirando. Reafirma que se Arnon fosse candidato, renunciaria a sua candidatura a vice-prefeito na chapa de Gorete e subiria no palanque de Arnon Bezerra. Só que essa hipótese não existe no mundo real. Daí, Arnon se sentir injustiçado pelas agressões de Giovani Sampaio. Esse confronto promete render novos embates.

Opção do sogro
O promotor Francisco Leitão, sogro do governador Cid Gomes, já fez sua escolha. Nas eleições para prefeito de Fortaleza, Leitão não seguirá a orientação política de seu genro e não pedirá votos para a reeleição de Luizianne Lins. Foi visto desfilando com um adesivo da senadora Patrícia Sabóia na festa dos 80 anos da mãe de Cid, dona Maria José. Há outras cidades em que Leitão e Cid estarão em palanques opostos: Iguatu e Crato.

Desembarque de reforço
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, é o primeiro a desembarcar em Juazeiro para alavancar a candidatura de Manoel Santana. Depois são esperadas as presenças dos ministros Dilma Roussef, Patrus Ananias, Fernando Haddad e do cearense José Pimentel. Lula estará no Ceará no dia 20, mas ainda não agendou o dia que virá a Juazeiro. Contudo, já avisou que gravará depoimento pedindo votos para Santana e também para o candidato petista de Barbalha, José Leite.

Disse me disse

• Governador Cid Gomes tem acompanhado de perto as pesquisas sobre a sucessão em Juazeiro, Crato e em especial em Barbalha, onde estimula o trabalho do secretário Camilo Santana em fortalecer a candidatura do PT contra a reeleição do prefeito Rommel Feijó.
• O prefeito Raimundo Macedo só participará da campanha de Santana após conseguir autorização judicial para se desfiliar do PSDB. Fora do ninho tucano promete infernizar a vida de Manoel Salviano nos palanques de Santana.
• Nenhum deputado estadual do Cariri acordou ainda para a falta de professores que paralisam as aulas da Urca. Espera-se que eles abram o olho e levem o tema para a tribuna da Assembléia.
• O secretário de Desenvolvimento Industrial, Ivan Bezerra, anunciou seu apoio a candidatura do médico Manoel Santana, do PT.
• Desculpe a ignorância, Salviano e Gorete Pereira têm na ponta da língua a desculpa por estarem na lista dos mais faltosos da Câmara dos Deputados?

Coluna do jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje, 05/08/2008, no Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: