domingo, 2 de novembro de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE



INOVAÇÃO POLÍTICA

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), vem defendendo em entrevistas que tem concedido à imprensa caririense uma nova agenda política para Juazeiro do Norte. Sabedor de que tem que dar respostas concretas ao inúmeros problemas que vive a terra de Padre Cícero, Santana deve inovar com a criação dos conselhos populares, um espaço político para que a sociedade civil organizada possa dar sua contribuição à gestão petista.

TRANSIÇÃO EM JUAZEIRO
A transição em Juazeiro do Norte será tranqüila. A informação é do atual prefeito Raimundo Macedo, que já nomeou uma comissão para discutir todo o processo com assessores do prefeito eleito Manoel Santana. Na última terça-feira, 28, Santana recebeu das mãos de assessores de Macedo um diagnóstico da Prefeitura de Juazeiro. Em cima desse diagnóstico, o petista vai começar a tomar conhecimento da real situação da administração municipal e preparar seus primeiros passos.

BARBALHA
O prefeito Rommel Feijó, em contato com este colunista, adiantou que a transição em Barbalha acontecerá sem maiores problemas. Ele informou que será realizada uma reunião, próximo dia 17, com seus assessores e pessoas ligadas ao prefeito eleito Zé Leite (PT). Feijó, que administrou Barbalha em duas oportunidades, afirmou que irá entregar a terra de verdes canaviais sem nenhum problema para o gestor eleito.

ROMARIA DE FINADOS

Termina hoje a maior romaria do ano, a Romaria de Finados. Cerca de 600 mil pessoas chegaram a Juazeiro do Norte durante os últimos dias. Uma festa religiosa que tem como ingrediente principal a devoção a Padre Cícero Romão Batista. A solenidade de abertura foi presidida por padre Paulo Lemos, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

REFLEXÃO
As romarias em Juazeiro do Norte serão um dos principais problemas a serem enfrentadas pelo prefeito eleito Manoel Santana. Durante dias, a cidade fica lotada de pessoas, as calçadas impedidas, o trânsito caótico. Falta infra-estrutura, e mais ação do poder público. Nos últimos anos, os problemas urbanos de Juazeiro se avolumaram. Será preciso um projeto urbanístico, que leve em consideração a quantidade de pessoas que passa pela cidade, para tentar dirimir as dificuldades enfrentadas por romeiros para transitar por Juazeiro.

BERRO CARIRI

Em uma conversa com Leitão Moura, coordenador do Berro Cariri, que será realizado de 4 a 7 de dezembro, ele informou que a comissão organizadora já está se reunindo para preparar o maior Berro Cariri de todos os tempos. No Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, os participantes terão acesso a cursos e seminários sobre o manejo e a alimentação de animais, eventos culturais, e muitos negócios serão realizados. Banco do Nordeste e Banco do Brasil estarão financiado compra e venda de animais. A Casa de Farinha e o Engenho estarão funcionando normalmente.

EXPOCRATO

Leitão Moura informou a este colunista que a prestação de contas da Expocrato, cobrança feita neste espaço, já foi feita e divulgada. Leitão lembrou ainda que toda a movimentação de caixa da Expocrato é feita pelo Instituto Agropólos. Feito o registro.

NEGÓCIOS

Empresas do Cariri participaram da XXII Feira de Negócios da Região Centro Sul (Fenercsul) realizada no período de 29 a 31 de outubro, em Iguatu. Oito empresas associadas à Associação dos Fabricantes de Confecções de Juazeiro do Norte, componentes do projeto Confecções e Acessórios do Cariri, mantiveram um estande expondo moda íntima e noite. Uma empresa da área de alimentos (temperos e condimentos) da cidade de Crato, cliente do projeto Comércio Brasil, também marcou presença no evento. O Sebrae Cariri esteve à frente desta iniciativa.

TRÂNSITO

O Demutran de Juazeiro do Norte encerrou, na última sexta-feira, o III Prêmio Demutran de Educação no Trânsito. Foram 21 alunos de escolas municipais agraciados com bicicletas, televisores e outros prêmios, além de medalhas de honra ao mérito. A iniciativa teve por objetivo despertar o interesse dos alunos para as questões relacionadas com o trânsito. Por isso, estiveram debruçados em temas como: "O que é trânsito?"; "A criança na faixa de pedestres"; "O transporte de crianças em motocicletas"; "O jovem e a motocicleta"; "Como melhorar o trânsito na minha cidade"; "Trânsito é vida"; e "Não beber para dirigir".

REFORMA AGRÁRIA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através das suas unidades descentralizadas em Crato, APA Chapada do Araripe e Flona Araripe, em parceria com o Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação, realizaram na última sexta-feira, 31, o seminário intitulado "Reforma agrária na região do Cariri - políticas e legislação", que ocorreu no Cine Teatro Salviano Arraes Saraiva, no calçadão, centro do Crato

Nenhum comentário: