terça-feira, 11 de novembro de 2008

Exposição fotográfica revela momentos do cangaço





O cangaço é considerado por muitos historiadores, como uma das páginas mais importantes da história do Nordeste brasileiro. Muitas são as visões sobre esse fenômeno. Uns defendem o cangaço e seus protagonistas, cangaceiros como Lampião e Corisco, como fruto dos movimentos sociais do Nordeste na busca por independência, e pelo combate à exploração e à vida sofrida dos nordestinos.

Outros já preferem revelar os cangaceiros, como simples bandos armados, em busca de poder, apoiado por coronéis, que fugiu do controle das autoridades. Bandos de malfeitores que apenas agravavam a já humilhante situação do povo pobre do Nordeste,

Independente da visão, ou versão dos historiados sobre esse verdadeiro fenômeno, o cangaço fez parte da vida do povo Nordestino, principalmente no interior dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, no início do século XX.

Para refletir sobre o tema, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) traz a Juazeiro do Norte, a exposição fotográfica Cangaceiros, a primeira grande retrospectiva sobre Lampião e seu bando (1922-1938). É dividida em etapas da vida de Lampião, seu bando e o cangaço. Começa com o cangaceiro na companhia de sua família em Juazeiro do Norte, em março de 1926. Passa por registros diversos de seu bando, entre 1927 e 1936; chega à repressão, nas fotografias das volantes; e à morte, com os corpos e as cabeças decapitadas expostas como provas das capturas, em 1938.

Há registros também da rendição de outros cangaceiros em 1939. A exposição é composta por fotografias pertencentes ao acervo Abafilm e Sociedade do Cangaço, mais da metade de autoria de Benjamin Abrahão, que fotografou e filmou o bando de Lampião com equipamento e orientação de Adhemar Albuquerque, fundador da Abafilm. As demais fotografias são de Lauro Cabral de Oliveira, João Damasceno Lisboa, Pedro Uchoa, entre outros que, por meio de suas lentes, possibilitaram a confirmação de momentos históricos do cangaço.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: Cangaceiros
Período: 23 de outubro a 28 de novembro de 2008

Jornal do Cariri
imagem: Cícero Valério

Nenhum comentário: