terça-feira, 11 de novembro de 2008

Notícias da URCA


Reitor da UFC realiza primeira visita ao Cariri
após a posse e é recepcionado na URCA


O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, recebeu, noo início da noite de ontem, em seu gabinete, o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, acompanhado do Vice-Reitor, Henry Campos. Estiveram presentes na reunião assessores da URCA, diretores de Centro e a Vice-Reitora, Professora Otonite Cortez. Esta é a primeira visita ofIcial do Reitor da UFC ao Cariri, após a sua posse, no último dia 9 de outubro, na capital.
O Professor Plácido Cidade Nuvens, durante a reunião, abordou algumas questões relacionadas a parcerias a serem desenvolvidas entre as Universidade, no sentido de propiciar um intercâmbio entre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas instituições. A implantação de mestrados na URCA, a exemplo de projetos nas áreas de Educação e Engenharia Ambiental estiveram entre os assuntos salientados pelo Reitor Plácido Cidade. Estes projetos estão em execução pela URCA. O desenvolvimento da área agrícola, a relação dos cursos de Engenharia Civil, Topografia e Estrada também foram destacados, incluindo complematação de carga horária, Implantação do Instituto de Arqueologia e Paleontologia, Projeto de Capacitação a curto prazo e a melhoria da biblioteca, além da implantação da Rádio Universitária, com assessoria técnica em parceria com a UFC, inserindo no espaço universitário também a Editora, estiveram entre os pontos expostos pelo Reitor da URCA.


Iniciada reforma e ampliação do Museu
de Paleontologia, em Santana do Cariri


Iniciado ontem, em Santana do Cariri, a reforma e a ampliação do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA). A obra está orçada em R$ 640. 348, 10 mil. O projeto está sendo executado por meio da empresa que venceu o processo licitatório, L&S, da capital do Estado. O prazo de execução da obra é de 180 dias. O Museu de Paleontologia representa hoje um dos maiores símbololos do turismo científico da região do Cariri, chegando a receber milhares de visitantes todos os anos. Inaugurado em 1988, o Museu que abriga a maior coleção de fósseis de Pterossauros do planeta. O equipamento completa este ano duas décadas e está com mais de 7 mil peças. Esta reforma e ampliação faz parte de um pool de obras que começa a ser iniciado na Universidade. Mês passado, começaram as obras de conclusão do Salão da Terra e Praça dos Coqueiros, paralisadas há mais de dois anos. A meta é iniciar ainda este mês a construção de uma das obras mais esperadas pelos estudantes, o Restaurante Universitário. A administração da URCA tem acompanhado de perto, junto ao Governo do Estado, todos os processos que dizem respeito ao andamento dos projetos, para execução das ações do Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Os investimentos aprovados pelo Governo para o ano de 2008 chegam a R$ 1.348.545,76.


URCA debate implantação do PRONERA
com Movimentos Sociais da Região


Entidades sociais foram representadas durante o I Seminário de Integração entre Universidade e Movimentos Sociais, realizado no último final semana, na Sala de Vídeo da URCA. O evento, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, teve a finalidade de discutir a implantação do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária – PRONERA, e nesse sentido debater a implantação dos cursos de Direito, História e Pedagogia para assentados da Região, que hoje inclui um público de mais de 2 mil pessoas. Na ocasião, estiveram participando representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), Casa Lilás, Fundação Araripe, Programa de Assistência Jurídica Estudantil (PAJE), com acadêmicos do curso de Direito, além de representantes dos cursos propostos para serem implantados. Esses cursos de graduação, conforme a Pró-Reitora, voltados para um público específico, começam a ser implantados a partir do ano de 2009. A articulação desse projeto vem sendo mantida por meio da PROEX e Departamentos da Universidade. Atualmente, esse programa está implantado em várias universidades do País, incluindo nstituições de ensino superior do Estado do Ceará. Ainda durante o encontro, os representantes de movimentos sociais fizeram abordagens a respeito dos projetos que vêm sendo desenvolvidos por essas entidades no Cariri, além de uma breve apresentação e as demandas voltadas para o PRONERA. O encontro marca um trabalho de parceria a ser empreendido pela URCA junto aos movimentos sociais da região do Cariri. O evento, iniciado a partir das 9h30 do sábado, seguiu até o meio-dia.


I Seminário de Assistência Estudantil
será realizado na URCA, no próximo dia 25


No próximo dia 25, das 8 horas às 17 horas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) promoverá o I Encontro para discutir a Assistência Estudantil na URCA. O evento pioneiro terá como objetivo principal socializar as informações da Assistência Estudantil junto aos Universitários desta Instituição, visando contribuir de maneira significativa para a integração dos acadêmicos com a PROAE.

Nenhum comentário: