terça-feira, 4 de novembro de 2008

NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI




Pressão por Camilo

O governador Cid Gomes não abre mão de ter o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, como o seu vice-governador em 2010. Cid espera ter força política suficiente em junho de 2010 para impor a candidatura de Camilo Santana como o seu vice. Cid sabe que deixará o Governo em abril de 2014 para concorrer ao Senado, e Camilo assumirá o cargo. Empossado, Camilo poderá disputar a reeleição. Bom político, com o gesto o governador Cid Gomes tenta quebrar as resistências silenciosas que existem hoje a sua reeleição no Cariri. Afinal, o Cariri voltaria a ter um governador depois de 36 anos. O problema para essa articulação dar certo é o posicionamento do PT, a quem cabe a vaga de vice-governador. Camilo Santana é independente das tendências, e só pode ser ungido vice dentro de um amplo acordo que passe pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Cid Gomes trabalha todo dia para emplacar Camilo em suas viagens e conversas com petistas.

Não apostem em brigas

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem mantido conversas permanentes com o senador Tasso Jereissati, o cacique maior do PSDB no Ceará. Como principal quadro tucano no Cariri, Samuel foi informado de que o ritmo de confrontação entre o PSDB e o PSB do governador Cid Gomes caiu a índice próximo de zero. A possibilidade hoje de uma disputa entre Cid Gomes e o senador Tasso Jereissati pelo Governo do Ceará inexiste no atual cenário. A chance dos tucanos lançarem uma candidatura própria, seja Samuel Araripe ou outro nome, contra a reeleição de Cid é bem próxima de zero. Essa mudança de rumo político na sucessão do Ceará se deu nos últimos dez dias, quando houve uma reacomodação de forças, e se prenuncia novamente no Estado uma nova união de todos os grandes partidos, tal qual ocorreu em 1962. Agora, Cid Gomes disputa à reeleição, o PT tem direito ao vice-governador e a chance de assumir o Governo por 10 meses e disputar a reeleição, e as duas vagas de senador serão destinadas ao deputado federal Eunício Oliveira(PMDB) e ao senador Tasso Jereissati(PSDB). Um palanque para todos os gostos. Ah! A oposição procura um candidato que aceite a tarefa hoje de perder para Cid Gomes.

Acorda Raimundão

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, parece o personagem do musical infantil que tem feito sucesso por todas as gerações, Alice no País das Maravilhas. Raimundão anda a comentar por todo o Estado e até em Brasília que dispõe de 26 prefeitos em sua base de apoio a sua candidatura a deputado federal. Esse número é mais do que exagerado. Nem mesmo o deputado federal Ciro Gomes se disputasse a reeleição teria tantos prefeitos o apoiando. Certo mesmo, Raimundão tem dando sustentação a sua candidatura o prefeito de Aurora, Adailton Macedo, e o apoio logístico do prefeito Manoel Santana. Outros apoios prometidos a Raimundão p odem até ser cumpridos mas dependem de outras variáveis. Se Raimundão sonha mesmo em ser deputado federal precisa trabalhar com essa perspectiva, pois se continuar falando grosso, pode sofrer outra decepção, que nem a sua derrota na convenção tucana para o deputado federal Manoel Salviano.

A escolha do partido

O grande entrave para o futuro político do prefeito Raimundo Macedo é que hoje a melhor alternativa partidária para ele conquistar um mandato de deputado federal seria se manter no PSDB. Se Raimundão ingressar no PMDB, enfrentará o rolo compressor de pelo menos nove fortes candidatos à Câmara Federal. O PT com muito jeito para não melindrar o novo aliado, a quem reconhece e tem gratidão, avisou que não seria uma boa decisão Raimundão se filiar. O PT é muito complicado, foi o recado dado. Ciente dessas dificuldades, Raimundão começou a negociar com o PPS, que o aceita sem maiores dificuldades. O obstáculo aí é que o PPS é um p artido nanico no Ceará e terá problemas para alcançar o quociente eleitoral que assegure a eleição de um único deputado federal. Sobra para Raimundão poucos partidos que o aceitem e que seja um porto seguro político confiável. O caminho mais curto para Raimundão ser deputado federal seria correr riscos calculados e se filiar ao PSB do governador Cid Gomes. Essa atitude tende a garantir uma eleição de deputado federal com 100 mil votos, mas tem a desvantagem de que Raimundão será mais um nome no partido, sem ser estrela. E isso ele não quer. Sua vontade é ser cacique, pois sonha em disputar novamente a prefeitura deJuazeiro do Norte em 2012.

Estilo Arnon de ser

O coordenador da bancada federal do Ceará, deputado Arnon Bezerra, conversou em Brasília com o governador Cid Gomes sobre a divisão das 19 emendas a que o Estado tem direito. Até a chegada de Cid ao Governo, o Governador ficava com 3 emendas. No ano passado, Cid ficou com 8 e este ano o governador queria as 19 emendas de bancada. Arnon Bezerra não é de confrontar. É adepto do estilo mineiro de muito diálogo, muita conversa. Acabou sendo atropelado pelo governador Cid Gomes. Nessas negociações, apenas a prefeita Luizianne Lins se impôs e não abriu mão, ficando com duas emendas. Os deputados Zé Gerardo Arruda e Léo Alcântara também rejeitaram, e levaram uma emenda para a região metropolitana de Fortaleza.

Silêncio que incomoda

O Cariri silenciou, com todos os seus deputados federais no desejo do governador Cid Gomes de controlar todas as 19 emendas da bancada federal do Ceará. Sozinho, Arnon Bezerra pode justificar que mesmo como coordenador da bancada cearense não tinha como se confrontar com o governador Cid Gomes. E é verdade, mas Arnon como coordenador poderia ter exigido que o Cariri ficasse também com pelo menos uma emenda. Agora, o Cariri terá emendas de bancada. Só que esses recursos virão porque o gov ernador Cid Gomes assim decidiu. Os deputados federais do Cariri abrirão mão de um direito deles. e isso não é bom para o fortalecimento democrático nem para o futuro do Cariri. Amanhã, Cid pode pensar diferente e não destinar recursos de nenhuma emenda de bancada para o Cariri. Basta Cid decidir, pois a palavra final é dele. Antes era do conjunto dos deputados federais. Todos foram atropelados pela vontade pessoal do governador Cid Gomes.

Ameaça de cassação

O prefeito eleito de Saboeiro, Marcondes do Dert, é o mais novo ameaçado de perder o mandato conquistado nas urnas do dia 5 de outubro. O Ministério Público Eleitoral deteve o filho de Marcondes por abuso de poder econômico. Agora, o caso está nas mãos da Justiça Eleitoral, e seguirá uma longa jornada de guerra jurídica que só será concluída dentro de alguns meses ou até anos no Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Marcondes do Dert toma posse, se tomar em janeiro, tendo essa amea? ?a permanente de cassação de seu mandato.

Disse me disse

• Deputado Paulo Henrique Lustosa votado em vários municípios do Cariri está sendo preparado pelo PMDB nacional. Num novo governo, Paulo Henrique pode ser nomeado ministro de Estado.
• Quem ainda nem é deputado federal mas já anda em Brasília buscando recursos para municípios do Cariri é o prefeito de Parambu, Genecias Noronha, que concorrerá à Câmara em 2010.
• A propósito disso, a prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, vai votar em Genecias Noronha para deputado federal.
• Desculpe a ignorância, o prefeito Raimundo Macedo ainda não se deu conta de que perderá a cadeira e a caneta no dia 1º de Janeiro de 2009?

Coluna política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, no Jornal do Cariri, edição de hoje, 04 de novembro de 2008.

Nenhum comentário: