terça-feira, 11 de novembro de 2008

NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI





Cariri abandonado

Deputados federais do Ceará alegam que o Cariri nunca quis ter o direito de uma emenda de bancada assegurado previamente na elaboração do Orçamento da Unição. Essa reivindicação nunca foi colocada em discussão em Brasília pelos parlamentares representantes do Cariri. Assim, essa triste novidade aos ouvidos do povo caririense impõe uma cobrança pública aos deputados federais votados na região. E em especial, ao coordenador da bancada, deputado Arnon Bezerra, que tem como principal base o Cariri. O Cariri exige uma emenda de bancada em 2009, independente da vontade do governador Cid Gomes. E que essa cessão de uma emenda seja mantida para os próximos anos.

Defesa do Cariri

O deputado federal José Nobre Guimarães esteve com o governador Cid Gomes na segunda, 10, quando negociou a cessão de uma das 16 emendas entregues a ele pela bancada do Ceará. Guimarães quer que essa emenda entre na relação do Orçamento de 2009 como emenda do Cariri, criando uma nova regra na divisão dos recursos orçamentários para o Ceará. Cid ouviu a reivindicação de Guimarães e ficou de analisar. Forte politicamente dentro da Comissão de Orçamento no Congresso Nacional, Guimarães se transforma na voz em defesa dos interesses do Cariri, e deve ganhar essa parada, convencendo Cid para o bem da região.

Fiquei na contramão

O coordenador da bancada do Ceará, deputado Arnon Bezerra, concedeu entrevista ao influente colunista política do Diário do Nordeste, Edilmar Norões, na segunda, 10, onde assegurou que o acordo firmado com o governador Cid Gomes de entregá-lo 16 das 19 emendas do Estado está firme e não muda. Com as declarações de Arnon Bezerra, fica claro um confronto dele com o deputado José Nobre Guimarães, onde não se sabe quem levará a melhor. Arnon Bezerra declarou que " o acordo está de pé". O Cariri torce por Guimarães. Até porque Arnon não tem como entregar 16 emendas, já que a senadora Patrícia Sabóia afirma que cada senador tem uma emenda e não abrirá mão dessas verbas para satisfazer os caprichos do governador Cid Gomes.

Solução inteligente

A reação à publicação da matéria do Jornal do Cariri sobre o fim da independência da bancada do Ceará na elaboração do Orçamento, repercutiu intensamente entre senadores e deputados cearenses. O deputado federal José Airton Cirilo, votado em Salitre, se rebelou contra essa proposta. Diz que não aceita que as emendas sejam dadas ao governador Cid Gomes. Já o deputado federal Marcelo Teixeira quer que as 16 emendas restantes sejam divididas entre todas as regiões do Ceará. A proposta de Marcelo Teixeira atenderia aos interesses de todo o Ceará, e distribuiria os recursos por todas as regiões, estimulando o desenvolvimento. Se prevalecer a proposta defendida por Arnon Bezerra, o governador Cid Gomes escolhe a seu bel prazer as áreas a ser beneficiadas com investimentos.


Estrago danado

O prefeito Raimundo Macedo entregará uma prefeitura com muitos problemas a serem sanados ao seu sucessor. Esta uma das conclusões da comissão de transição. O prefeito eleito Manoel Santana, até por dever de lealdade, pode não se manifestar publicamente, mas a herança deixada por Raimundão vai dar muita dor de cabeça a nova administração. O maior problema é resolver as pendências para ter certidões limpas, conseguindo assim receber recursos do Governo Federal. Raimundão durante sua administração chegou a perder perto de R$ 10 milhões de verba porque a prefeitura de Juazeiro em seu mandato estava com o nome sujo, ou seja, faltava documentação. E isso Santana não quer que volte a acontecer.

Impasse jurídico

Jardim assiste a uma disputa judicial com muita expectativa sobre os rumos políticos da cidade. Fernando Luz e Junior Coutinho estão impugnados , e a prevalecer a primeira decisão judicial, Jardim retornará novamente às urnas. Ocorre que Fernando Luz acredita que reverterá no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará sua impugnação. Esse confronto jurídico está longe de terminar, pois após recorrer ao TRE, ainda há a chance de Fernando Luz tentar manter sua vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Protesto deu certo

O governador Cid Gomes leu direitinho o Jornal do Cariri e convocou em seu gabinete no Palácio Iracema o prefeito Raimundo Macedo e o seu futuro sucessor, Manoel Santana. Na edição passada, o JC trouxe matéria cobrando que uma das emendas da bancada do Ceará deveria ser do Cariri, especialmente para assegurar o saneamento do bairro Antonio Vieira, em Juazeiro do Norte,fundamental para que o Trem do Cariri possa entrar em operação definitiva. Como Cid quer manter sob seu controle as 16 emendas, para ter o todo poder em suas mãos, não sendo ameaçado por qual quer político no Estado, buscou resolver essa pendência logo. Esperto, se disp??s a bancar parte da obra do saneamento básico do bairro Antonio Vieira. Esse episódio só retrata que se o Cariri se mobilizar consegue arrancar benefícios do Governo Cid, que não tem priorizado como deveria a região sul do Ceará.

Disse me disse

• O deputado Manoel Salviano tem aparecido pouco no plenário da Câmara Federal. Precisa curar a dor da derrota, mas logo terá que começar a pensar na reeleição de 2010.
• Samuel Araripe continua bem cotado dentro do PSDB como uma alternativa para ser o candidato dos tucanos a governador do Ceará.
• O ministro dos Portos, Pedro Brito, será candidato a deputado federal em 2010, e já trabalha para ser votado em pelo menos 8 municípios do Cariri.
• Desculpe a ignorância, por que o governador Cid Gomes não prioriza o desenvolvimento do Cariri ?

Coluna política de Donizete Arruda, publicada na edição de hoje, 11 de novebmro de 2008, no Jornal do Cariri

Nenhum comentário: