quarta-feira, 5 de novembro de 2008

OLIMPÍADAS ESCOLARES: DELEGAÇÃO CEARENSE PARTICIPA COM 160 ATLETAS

Por: Luciano Augusto/Site Ceará Agora

A cidade de João Pessoa, sede da etapa final das Olimpíadas Escolares 2008, receberá um número recorde de participantes na edição para atletas de 15 a 17 anos. O maior evento de esporte escolar do Brasil contará com cerca de 2.850 atletas representantes de 825 escolas públicas e privadas.

A delegação do Ceará, que viaja com patrocínio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), chega à competição com 160 atletas e chances elevadas de medalhas individuais com Josué Lima da Costa, de Russas, atual campeão sul-americano no salto em altura; Anjerfferson Pinheiro Silva (atletismo nos 3000m), Sammia Deyse Santiago (atletismo nos 3000m), que é a atual campeã Brasileira de Aquathlon; Santiago Régis Quirino (judô); Alessandra Costa (judô), Mateus Santos (judô), Laís Andrade (tênis de mesa), entre outros.

Depois do sucesso da primeira edição nordestina, em 2007, as Olimpíadas Escolares retornam à capital paraibana, encerrando o primeiro Ciclo Olímpico da competição. Entre os dias 6 e 16 de novembro, os atletas de 22 estados brasileiros competirão em nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As disputas no atletismo, futsal, judô, natação e tênis de mesa começam no próximo dia 6. No dia 11, têm início os torneios de basquete, handebol, vôlei e xadrez.

FASE 12 A 14 ANOS - Em Poços de Caldas (MG), o Ceará disputou com 2.645 atletas, de 12 a 14 anos, de 20 estados do Brasil. Ao todo, 15 medalhas foram conquistadas, superando a marca do ano passado. A judoca Danielle Karla Oliveira comemorou bastante a conquista da medalha de ouro no Meio Médio (até 53Kg), que ainda garante a classificação para a fase sul-americana das olimpíadas escolares.

OLIMPÍADAS ESCOLARES DO CEARÁ - Até chegar aos finalistas para a edição nacional na Paraíba e em Minas Gerais, a Sesporte organizou nove fases regionais envolvendo mais de 25 mil alunos de todo o Estado, nas quais saíram os campeões por região. Dos mais de 25 mil, chegaram à grande final 3.669 atletas. Após quatro dias de provas em julho, a delegação do Ceará foi definida com 315, sendo 155 atletas de 12 a 14 anos e 160 de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário: