quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CARIRI: PROFESSORA É FINALISTA DE PREMIAÇÃO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO

A professora Francisca Pereira dos Santos, moradora de Juazeiro do Norte, e doutoranda em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Paraíba, foi uma das semifinalistas da quarta edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, realizado pelo Banco Santander, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil.

A professora desenvolveu um projeto para a construção de uma escola de formação em poesia e xilogravuras, destinado a formar, na teoria e na prática, jovens adolescentes de baixa renda e em situação de risco da região do Cariri cearense nas estratégias de composição rítmica da poesia de folheto de cordel e da arte da xilogravura.

Critérios de avaliação

O Prêmio Santander de Empreendedorismo tem como objetivo estimular a atitude empreendedora e é destinado a graduandos e pós-graduandos. Tem quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação. Os planos de negócios dos finalistas serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos). A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação estão sendo considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental.

A avaliação e o julgamento dos projetos estão sendo realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Nenhum comentário: