quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VITÓRIA DE BARAK OBAMA



O democrata Barack Obama trocou ontem o brilho da sua histórica vitória eleitoral da véspera pelos desafios que enfrentará como presidente de um país à beira da recessão e envolvido em duas guerras.

Obama, que será o primeiro negro a governar os EUA, afirmou no discurso de vitória, na noite de terça-feira, diante de 200 mil simpatizantes em Chicago, que ´a estrada pela frente será longa, nossa subida será árdua´. ´Podemos não chegar lá em um ano ou em um mandato, mas a América - nunca estive mais esperançoso do que hoje de que chegaremos lá´, acrescentou.

A partir da posse, em 20 de janeiro, o novo presidente contará com uma ampla maioria no Congresso, resultado da rejeição do eleitorado aos oito anos do governo republicano de George W. Bush.

Em todo o país, norte-americanos celebraram o resultado eleitoral, mas o próprio Obama teve pouco tempo para a festa, pois já precisa preparar as prioridades do novo governo. Ele prometeu retirar as tropas do Iraque nos 16 primeiros meses de mandato, para ampliar o contingente no Afeganistão. Mas, antes, terá de tratar da crise financeira, a pior desde a Grande Depressão, na década de 1930. Dados divulgados ontem mostram uma rápida deterioração no nível de emprego do setor privado em outubro, junto com uma contração do setor de serviços.

Em aparição nos jardins da Casa Branca, Bush disse ter telefonado para Obama para lhe cumprimentar pela ´impressionante vitória´, que representa ´um sonho realizado´ para o movimento dos direitos civis. Ele prometeu cooperação na transição. ´Durante este período de transição, manterei o presidente-eleito totalmente informado das decisões importantes´, disse Bush.

Obama há semanas já preparava a transição, e deve indicar rapidamente os ocupantes de pastas importantes, como Tesouro e Estado. Especula-se que ele teria convocado o deputado Rahm Emanuel, que atuou no governo Clinton, para ser o chefe de gabinete da Casa Branca.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: