segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Selos sobre árvores brasileiras




O conjunto de quatro selos lançados pelos Correios com o título Árvores Brasileiras – Tesouros Naturais contou com a participação e auxílio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) na elaboração dos textos informativos sobre o título das peças e do texto explicativo do edital.

A pesquisadora do Laboratório de Produtos Florestais do SFB Vera Coradin e o professor da Universidade de Brasília, Manoel Cláudio da Silva Jr. foram convidados para escrever sobre as características das árvores e das florestas. O ano de 2011 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas.

O conjunto de selos Árvores Brasileiras – tesouros naturais faz parte de uma emissão especial dos Correios, que conta também com uma dobradura, em formato de cubo, para ser montada sobre uma lâmina de madeira de cedro. A identificação da espécie da madeira foi realizada pela pesquisadora Vera.
Cada selo e face do cubo apresenta uma mesma árvore em diferentes estágios de formação. O tronco é formado pela palavra “vida”, e o solo, por “preservação”.

A copa da árvore é composta por nomes de espécies de madeiras conhecidas no Brasil, entre as quais Jacarandá, Cabreúva, Mogno, Peroba e Jatobá.
Em cada peça do conjunto há uma parte de uma mensagem. Quando unidas, formam os dizeres “As árvores nascem, crescem, frutificam, dão proteção e abrigo, copas abertas para o sol e a chuva, fornecem o ar que respiramos, devolvendo a VIDA à natureza”.

Para a pesquisadora do SFB, o material cumpre um papel educativo. “Os selos e outros materiais ajudam a esclarecer as pessoas sobre a importância de preservar as árvores e permitem atingir mesmo o público que não tem acesso a jornal ou internet”, diz.

Edital
Curiosos e colecionadores irão descobrir no edital, que as árvores são os seres vivos mais longevos do planeta. Há registros de espécies que atingiram 5 mil anos, e de arbustos na América do Norte e na África que podem ter chegado aos 11 mil anos.

Os autores comparam uma floresta a um condomínio, onde uma infinidade de relações biológicas se estabelecem. Explicam que algumas árvores preferem os andares mais baixos, mais úmidos e frescos, enquanto outras preferem os locais mais altos, com insolação e ventos marcantes.

O texto traz ainda informações sobre produtos e serviços fornecidos pelas árvores que são essenciais para a sociedade, como oxigênio, água e atmosfera limpos; contenção e fertilização dos solos; sombra; madeira; medicamentos; alimentos e cosméticos.

Segundo o edital, os selos ratificam a necessidade de propagar a importância das árvores à vida e incentivam as ações de conscientização e preservação desse patrimônio ambiental. “O homem não vive sem fazer uso de algum produto originado das árvores. Por isto devem ser cuidadas para que se possa sempre usufruir da infinidade de bens que elas disponibilizam”, diz o texto.

Nenhum comentário: