quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Juazeiro realiza mutirão para identificar catarata




Seguindo uma orientação do Prefeito Manoel Santana a Central de Marcação e Exames e o Departamento de Atenção Básica da SESAU – Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte – realizam parceria para identificar casos de catarata em Juazeiro. Um calendário foi elaborado e na segunda-feira, 23, os profissionais do Instituto de Catarata e Miopia do Cariri estiveram atendendo na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – Frei Jeremias no Bairro Franciscanos.

Os oftalmologistas Levy Lucena e Antonio Petrônio Sampaio identificam os pacientes que necessitam da intervenção cirúrgica que são então encaminhados pela Central de Regulação para o procedimento.

José Olímpio da Silva, 73 anos, residente na Rua Epitácio Pessoa, 35, disse que nem estava esperando a consulta. “Esse mutirão é muito positivo. Eu mesmo nem estava esperando e não tinha condições de arcar com uma cirurgia dessas. Então eu estou agradecido pela oportunidade desta consulta e pela cirurgia que eu consegui também”, declarou.

Quem também está grata é Luzia Maria Xavier, 79 anos. “Eu quero é agradecer por esse mutirão para poder fazer cirurgias em quem está com problema de catarata ‘né’? Eu nem sei o dizer como isso é importante. A prefeitura agora sim tá olhando para os mais pobres que não tem condições de fazer essas consultas e essas cirurgias. Aqui todo mundo tá reconhecido mesmo”, explicou.

O calendário a ser obedecido com o mutirão da catarata será o seguinte em termos de consultas: 30 de janeiro, segunda-feira, no CAIC do Bairro Frei Damião, a partir de 15h00 para usuários do SUS das equipes de saúde da família 05, 16, 43 e 47; 06 de fevereiro, segunda-feira, a partir de 15h00, no centro de saúde do Bairro Triângulo, na Rua José Domingos, 100 para as pessoas assistas pelas equipes 11 e 35 e finalmente dia 13 de fevereiro, segunda-feira, na Av. Leão Sampaio, Bairro Triângulo, na Faculdade Leão Sampaio, a partir de 15h00 ara as pessoas assistidas pelas equipes 20 e 44.

Paralelo a este mutirão de catarata a coordenadora da Central de Marcação de Exames, enfermeira Gabriela Alencar, informa que foi iniciada uma nova etapa de cirurgias. Dia 18 foi a primeira etapa continuando nesta quarta-feira, 25 e no dia primeiro de fevereiro no Instituto de Catarata e Miopia no Medical Center. Já nos dias 3 e 4 de fevereiro as cirurgias serão realizadas no IOC – Instituto de Olhos do Cariri -. Ao todo serão 95 cirurgias e um investimento de mais de R$ 61 mil.

Nenhum comentário: