sábado, 7 de janeiro de 2012

Chuva faz aumentar procura por sementes do programa Hora de Plantar



A região do Cariri foi a primeira a ser beneficia no Estado com a distribuição das sementes do projeto Hora de Plantar. Na região, serão beneficiados mais de 29 mil agricultores, com mais de 1 milhão e 300 mil quilos de sementes, além dos outros produtos, como as nove mil mudas de cajueiro anão precoce, 1.200 m3 de maniva de mandioca e toda cana-de-açúcar destinada ao Estado que será distribuída com agricultores do Cariri, como incentivo para agricultura canavieira da região. As sementes estão estocadas nos armazéns do campo experimental da Embrapa, no Parque Buriti, em Barbalha, desde o final de novembro do ano passado.

A entrega das sementes em Barbalha começou na última segunda-feira (2). Com os 1.600 agricultores cadastrados no programa, o escritório da Ematerce vai distribuir mais de 10 mil quilos de sementes selecionadas. Serão 8 mil quilos de milho híbrido BR 205, tecnologia Embrapa, 1.500 quilos de feijão de corda, vigna, variedade “sempre verde” e 1.280 quilos de arroz. A chuva de 5,5 milímetros que caiu durante a madrugada desta sexta-feira (6), fez aumentar o número de agricultores a procura de sementes no escritório da Ematerce.

O escritório da Ematerce de Barbalha também será o responsável pela distribuição dos 60 mil quilos de sementes destinadas aos agricultores cadastrados no programa no município de Jardim. Nos últimos dias voltou a chover no município, mas são chuvas da pré-estação. De acordo com a Funceme, as chuvas até o final de janeiro acontecem de forma esparsa na região. As chuvas caídas até agora ainda não foram suficientes para umedecer o solo e iniciar o plantio.

O inverno na região só se configura após a segunda quinzena de janeiro As orientações estão sendo repassadas pelos técnicos, para não plantarem em solo seco, impossibilitando a germinação dos grãos. De janeiro a dezembro de 2011 foram registrados 1.538 milímetros de chuva no município de Barbalha.

Rádio Cetama AM

Nenhum comentário: