sábado, 7 de janeiro de 2012

Começa a funcionar a nova maternidade do hospital São Lucas



Está funcionando, desde o último dia 2, a nova maternidade do Hospital São Lucas, em Juazeiro. A maternidade do São Lucas foi ampliada dentro da política de humanização do parto, implementada nesta administração do prefeito Dr. Santana e contou com a efetiva parceria do Governo do Ceará, com investimentos da ordem de R$ 57 mil.

A nova maternidade funciona no segundo piso da instituição hospitalar, que é referência, também, em neonatologia no Cariri cearense. A coordenadora de enfermagem do São Lucas, Jeanne Alencar, explica que a maternidade conta, atualmente, com quatro enfermarias e 13 leitos. Em parceria com a FMJ, a maternidade conta agora com um cardiotocógrafo, aparelho que registra o gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas.

Na estrutura física há o posto de enfermagem, sala de prescrição, sala de relaxamento, repouso dos técnicos em enfermagem, banheiros, sala de acolhimento dos recém-nascidos e enfermarias do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Em uma destas enfermarias, o esposo da gestante poderá acompanhar o trabalho de parto, que é um dos princípios da humanização, a efetiva participação do companheiro. Há também a enfermaria específica para receber parturientes de risco, que já tem o acompanhamento pré-natal nas equipes de saúde da família e no SAME – Serviço de Aclhimento Médico Especializado -.

“O nosso objetivo com essa reforma é dar mais dinamismo na humanização do parto, a partir dos 13 leitos da maternidade, possibilitando um atendimento ainda melhor e o acompanhamento dos pais com as gestantes”, informou o prefeito Dr. Santana. Ele lembrou também outras ações já desenvolvidas no Hospital como a entrega do novo centro cirúrgico, cento de esterilização, novo sistema elétrico e gerador.

Em 2011, nasceram de partos normais 1.904 crianças no Hospital São Lucas. De parto cesáreo foram 1.508. Na nova maternidade, desde o dia 2 já foram registrados 17 partos normais e no centro cirúrgico 13 cesáreas.

O Hospital São Lucas é pólo para Região do Cariri, através da SESA – Secretaria de Saúde – do Estado.

Nenhum comentário: