segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Previsões de inverno bom, mas com chuvas tardias



O inverno deste ano será bom, mas chuva para valer mesmo só a partir de março. É o que anunciam os “profetas da chuva”, reunidos em Quixadá, no Sertão Central, na tarde do último sábado. Há 16 anos, eles vão à Cidade falar de suas experiências de previsões da quadra chuvosa no Nordeste.

Vindos do município e de outras cidades da região, cerca de 30 profetas contam como enxergam em astros, nuvens, animais, plantas – e até em revelações místicas – recados da natureza.

Edilson Castelo Branco, 46, de Cipó dos Anjos, em Quixadá, é daqueles que ouvem estrelas. Ele observa a Dalva, o planeta Vênus, caminhar no céu. “Agora, ela já está voltando para a posição norte. A passagem dela vai ser em junho. É sinal de inverno bom, que nem 1985”, compara ele, que olha longe quando fala de cor todos os anos de seca, inverno bom e repiquetes, período de chuva pouca.

Chico dos Santos, o Chico Leiteiro, 73, diz que em janeiro começam chuvas isoladas, mas em fevereiro começa a melhorar, chovendo até junho. Ele observa canto de sapos em monturos, floração de árvores, produção de abelhas e o vento Aracati.

“Depois do inverno ele chega aqui às 8h, 8h30 da noite. Agora em dezembro já chega às 4 ou 5h da tarde. É sinal de inverno bom”, garante ele, que diz ter herdado de “rede” o dom de observar a chegada do inverno. Sobre o vento Aracati, ele conta que identificá-lo não é para todos, pois “ver é uma coisa; conhecer é outra”.

Flores, estrelas e fé

Entre os profetas da chuva, há também profetisas e aprendizes dessa arte. Meurismar Dias, 31, esconde na simplicidade o muito que já aprendeu com a avó sobre ler florações de “sombreão”, juazeiro e feijão bravo.

“O ‘sombreão’ florou mais tarde este ano. Sinal de que chove uns meses mais, outros menos”, conta Meurismar, que também sabe observar a constelação que chama de “Arca de Noé”. “Ela tem formato de concha, mas já está desemborcando. Isso é bom”, atesta ela.

As previsões da pequena Maria de Jesus Vieira, 74, de Morada Nova, vêm de um alto mais elevado. Ela se apega aos “santos do bom inverno”, que aparecem a ela, segundo conta, em revelações “muito ‘idênticas’, assim como estou vendo você”, compara.

Maria de Jesus conta que um dia acordou na rede com o braço curvado e uma fruta vermelha entre seus dedos. “Passei a mão na fruta e corria aquela água. Nossa senhora se aproximou de mim e disse: ‘Haverá um bom inverno, mas vai depender de muita oração e muita fé’”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Os métodos dos agricultores para prever chuvas são vários: vão da escuta das cigarras à observação dos planetas. Apesar da diversidade, os bons adivinhos tem algo em comum: o rigor e a boa memória.

Saiba mais

Alguns profetas erraram a previsão para o inverno de 2011. Nada que fosse motivo de vergonha. “Vejo todo mundo errando e depois consertando. Por que eu não posso mentir também?”, brinca Manoel Stanislau, 75, que assevera que, neste ano, “não tem cristão” que possa fazer uma previsão correta, por conta do “desequilíbrio que está o planeta”

Foram homenageados o médico Antônio Magalhães, fundador do evento, e o ex-secretário de Esporte de Quixadá, Jean Silva, assassinado na quinta-feira.


O POVO online

Assista a vídeos com os profetas da chuva no portal O POVO Online www.opovo.com.br

fonte: jornal O Povo

Nenhum comentário: