quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Reformas em praças revitalizam centro do Crato




A cidade do Crato passa hoje pela requalificação de suas praças centrais. A obra vem sendo desenvolvida pela Secretaria das Cidades do Ceará, através do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Com o programa, estão sendo beneficiados os municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim e Missão Velha. Os recursos são da ordem de R$ 130 milhões, financiados pelo Banco Mundial.

Em Crato as praças Juarez Távora, Soqueira Campos, da Sé e Alexandre Arraes estão incluídas no projeto de requalificação.

No último dia 22 de dezembro, o Governador Cid Gomes esteve no Cariri e inaugurou a primeira etapa do projeto, que consistiu na reforma das praças Siqueira Campos e Juarez Távora.

Na Rua Dr. João Pessoa, que interliga as duas praças foi realizada drenagem, pavimentação com blocos intertravados de concreto, iluminação, projeto elétrico, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, sinalização, aumento das calçadas e cruzamentos elevados.

Nessa rua se utilizou uma técnica bem comum nos Estados Unidos e Europa, e que começa a ser feita no Brasil, chamada Traffic Calming que pode ser definida como um conjunto de técnicas para reduzir os efeitos negativos do trânsito ao mesmo tempo em que cria um ambiente seguro, calmo, agradável e atraente.

Com isso, a Rua Dr. João Pessoa ganhou um aspecto mais tranquilo, com uma via que tem como objetivo diminuir o impacto do trânsito no centro da cidade. No local, veículos considerados pesados, como caminhões e ônibus não podem passar. As calçadas são mais largas e a via de acesso de veículos menor.

Com o início do novo ano, as obras foram retomadas, pois tinham sido paradas por conta das comemorações de Natal e Ano Novo, a pedido dos comerciantes e lojistas do Crato.

Agora, será a vez da requalificação das praças da Sé e Alexandre Arraes. As obras tiveram início na primeira semana do ano. Todo o projeto está recebendo investimentos de R$ 5 milhões, sendo 70% do governo estadual e 30% financiados pelo Banco Mundial.

As praças passarão por reformas completas, com troca de pisos, instalação de rampas, pisos de alertas para deficientes visuais, iluminação, bancos, lixeiras, telefones públicos e paisagismo.

A Praça Siqueira Campos, por exemplo, teve restaurado o piso agora com cerâmica, já que o piso anterior era de Pedra Cariri. Além disso, na praça foi colocado um roteiro de sua história. A Siqueira Campos é uma das mais charmosas praças do Crato, sendo ponto de encontro de políticos, intelectuais e aposentados que fazem da praça o ambiente para as fofocas políticas da cidade.

Já a Praça da Sé é o cartão-postal do Crato, sendo considerada como espaço para todas as idades e classes sociais, localizada no coração da cidade. Fica em frente à Igreja Matriz, outra construção histórica e tradicional da terra de Bárbara de Alencar.





Traffic Calming

Técnica inovadora para a moderação do trânsito


O Traffic Calming representa uma técnica (ou um conjunto de técnicas) de moderação do trânsito. Essa técnica é bem desenvolvida na Europa, Estados Unidos e Austrália. Recentemente, no Rio de Janeiro e Minas Gerias passou a ser utilizada, mas de forma ainda bem incipiente.

O Traffic Calming teve suas primeiras experiências na década de 60, na cidade de Delft, na Holanda, quando técnicos observaram que não era preciso apenas remodelar as moradias mas atuar no meio ambiente para diminuir os impactos do trânsito.

No Crato, foi usada a mesma técnica, quando se pode observar que a via ficou mais estreita, as calçadas mais amplas, arborizadas e com vários equipamentos urbanos. Esse recurso humaniza os espaços e dar maior beleza ao ambiente em questão.


Projeto Cidades na Região do Cariri


Ações previstas

- Aterro consorciado do Cariri
- Recuperação e urbanização da encosta do Seminário no Crato
- Centro Multifuncional de Serviços em Juazeiro do Norte
- Requalificação das praças centrais do Crato
- Avenida do Contorno – Juazeiro do Norte
- Obra do Roteiro da Fé em Juazeiro do Norte
- Anel pericentral em Barbalha
- Recuperação do Palácio 3 de Outubro
- Teleférico de Barbalha
- Projetos de infraestrutura do Geopark Araripe
- Requalificação da área central de Farias Brito
- Urbanização da Avenida Perimetral Sul de Nova Olinda
- Urbanização da Avenida Patativa do Assaré e Entorno de Santana do Cariri
- Urbanização da Avenida do Contorno e Rua de Acesso ao Parque de Festas de Missão Velha
- Urbanização da Via de Acesso a Caririaçu
- Urbanização da Saída – duplicação / CE 060 de Jardim
- Consolidação da Região Metropolitana do Cariri
- Apoio institucional às Prefeituras Municipais
- Apoio aos arranjos produtivos de calçados e turismo
- Centro de Inovação Tecnológica
- Cursos de Capacitação para gestores e técnicos municipais

Ações já em andamento:

- Obras de requalificação das praças centrais do Crato e do Centro Multifuncional de Serviços.
- Projeto viabilidade econômica do teleférico de Barbalha
- Publicação do livro do Geopark Araripe
- Projetos executivos diversos
- Serviços de sinalização turística do Geopark
- Licitação para obra do Roteiro da Fé
- Contratação de consultoria para a Região Metropolitana do Cariri
- Aquisição de equipamentos para o Geopark

fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário: